domingo, 28 de novembro de 2021

Carta para a minha falecida avó.


Querida avó.

Como você está?
Estou aqui pensando, poderia ter horário de visita no céu, né?
Para de vez em quando, eu te fazer uma visita, matar a saudade.
Hoje a tarde tirei um cochilo e sonhei com você, eu não consigo lembrar o que era, só sei que você estava lá, espera, acabei de lembrar um pedacinho, você estava reclamando que todo mundo fica só no celular em vez de conversar com aqueles que estão próximo a nós.

Acho que você foi uma das únicas pessoas que conheci que não tinha rede sociais, whatssap e odiava celular rs.

Ainda acho que você partiu na época certa, está tão difícil aqui na terra.
Lembra que te contei que estamos enfrentando uma pandemia que já matou milhares de pessoas em todo mundo? Agora que eu achei que estávamos conseguindo voltar a vida "normal", agora que achei que poderíamos respirar com um pouco mais de calma, acho que errei de novo, porque acharam uma nova variante, que é mais forte do que essa que já matou tantas pessoas.

Todas as vezes que penso que é o fim do mundo, que essas vacinas só estão nos dando um pouco mais de tempo para aproveitarmos a vida, eu me lembro do dia em que você me falou, que haverá uma época em que teríamos certeza de que seria o fim, mas não seria, porque nós não teremos noção de quando realmente será, mas infelizmente, é o fim para muitas pessoas que estão sendo vítimas dessa doença tão...

Você tem que ver vó, esse povo não aprende, cada vez mais aglomerado, cada vez menos usando máscaras, estabelecimentos quase não estão mais disponibilizando álcool em gel para seus clientes, ai depois fecham o país novamente e acham exagero, mas enquanto fulano não perde alguém extremamente importante para ele, acho que ele pensa que não será atingido.

E ainda tem os fãs do Bolsonaro, achando que vacina não ajuda em nada, que nunca vão ser infectados, só pela misericórdia de Deus vó, porque tem uma quantidade de pessoas exageradamente cegas por ele, ele, que acha que ser presidente é fichinha, tanto que quando falaram em fechar os aeroportos internacionais, ele debochou, na frente de câmeras que o filmavam e transmitia para o país todo, "isso não existe" foi o que ele disse. E pra piorar um pouco mais, tem fã de Bolsonaro na família, acredita? Eu não sei pq eu ainda me surpreendo...

Eu tenho tentado ser uma pessoa boa vó, como a senhora me ensinou.
Tenho tentado transmitir paz, tenho distribuído amor, carinho, atenção e humildade.
Claro que não é sempre assim, tem dias que eu tenho ranço do ser humano, é complicado, mas eu não sou de ferro não.

Tenho dado tudo de mim lá no meu trabalho, acho que você teria ficado orgulhosa, inclusive, em setembro, eu completei dez anos de carreira, eu não sei mais quanto tempo ainda tenho por lá, isso só a Deus pertence, espero que bastante, pq eu amo o lugar, mas eu tenho sido como vc sempre me ensinou, não chego atrasado, não falto, faço o que tenho que fazer da melhor maneira possível, claro que você não me ensinou a atormentar os meus colegas kkkkkk mas eu tenho feito isso bastante também, sei lá, gosto de usar o humor para lidar com a maior parte das situações.

E olha, ainda bem que nunca levei a sério quando sua mãe falava que ia lavar meus pés quando eu casasse, pois já tenho 35 anos e nunca casei kkkkk e pelo andar da carruagem, não vai ser nessa vida não, veja o lado bom, economizamos dinheiro e sabão kkkkkk

É estranho, já se passaram alguns anos e até hoje me arrependo de não ter ido na sua última semana visitar-te no hospital, não teria feito diferença nenhuma, eu não podia salvar vc, mas teria te mostrado que eu ainda estava lá até o fim como havia prometido e sinceramente, ainda acho que vc partiu assim tão de repente, por erro médico, eu não quis mexer com isso, pra não cutucar feridas abertas, mas ainda acho que foi erro sim.
E pior que isso, é o fato de que me formei em enfermagem e não vi os sinais de que você estava muito doente, estudei tanto saúde, como eu não pude ver? E se eu tivesse visto a tempo, o tratamento começado bem antes, estaria vc aqui conosco ainda?
Eu sei que cada um parte na hora que Deus chama, mas será que teríamos ganhado um pouco mais de tempo? Como que eu pude falhar tão grave assim com vc?
Nem preciso falar que ainda eu não me perdoei né?

Enfim, aqui em casa continua a mesma coisa.
Meu pai continua trabalhando no estacionamento, graças a Deus e a aposentadoria dele esta para sair a qualquer momento, outra benção de Deus, mas não se engane, ele continua chato kkkk.

O Matheus...Ainda não esta trabalhando, mas continua morando aqui conosco e continuamos cuidando bem dele, como vc costumava fazer, anda teimoso, feito rebelde, mas ele esta bem tbm, graças a Deus.

Minha mãe é a que mais me preocupa, ela anda com um problema nas pernas que agora ela não consegue sair nem na esquina, me pergunta se ela já foi ao médico, não, não foi e está quase impossível fazer ela ir. Agora também está com uma dor nas costas que está tomando remédio forte, além disso uma tosse que já vai fazer um mês que não passa.
Isso me deixa extremamente chateado, pq eu pago quase 500 conto por mês pra ela ter um bom acesso no cuidar da saúde e ela não usa, não se cuida, fico pensando no dia em que ela partir também, vou ficar sozinho, porque vc já foi e meu relacionamento com meu pai e o Matheus não são dos melhores, acho que ela é aquela peça principal que mantém as outras unidas, mas quando pendente, todas as outras não funcionam, sabe?
Eu não sei se ela pensa nessa possibilidade, de como minha vida perderia totalmente o sentido se ela partisse, acho que não, se não, estaria se cuidando.
Eu sei que é difícil voltar em um hospital desde que vc se foi e pra completar, entrar em um hospital nessa pandemia que esta, infelizmente, levando tanta gente embora, mas ela como primeiro passo, são consultas, em clinicas, não tem tanto risco assim, o que é que custa? Se cuidar, para ter saúde, uma vida melhor, mais tempo aqui comigo?
Tem dias que me pego pensando sozinho, no que é que eu vou fazer, quando ela me deixar, pq não terá sentido continuar, não terá razão, pq eu vivo minha vida ao redor dela, pra ela, entende?

Não sei vó, só sei que todo mundo aqui começou a se descuidar.
Ela e a Soraya são as que mais tem que se cuidar, pq o que levou vc, infelizmente, é hereditário, mas não adianta falar, parece que eu falo grego, as vezes até penso em largar de mão, mas a minha consciência sempre fala mais alto.

Não sei te contar sobre a Sabrina, ela foi a que mais se afastou da família desde que casou.
O Thiago também foi embora, raras vezes ele passa aqui em casa, mas tbm sumiu.
Os dois estão bem, com saúde, graças a Deus, mas sumiram.

O Lucas, não sei dizer quando foi a última vez que eu vi ele, mesmo quando ele morava aqui em cima, ele já estava sumido, acho que vou ver ele no natal, que por incrível que pareça, eles resolveram vir passar aqui com a gente, sim, fiquei feliz com isso, vamos esperar pra ver mesmo se eles vão aparecer, pq falar que vão aparecer é fácil, quero ver aparecer mesmo.

O Luciano também não vi mais, as vezes eu o via, quando ainda estava morando aqui no prédio e eu ia lá visitar a Soraya, mas ele tbm está bem.
Ele e o Lucas estão trabalhando, parece que estão indo bem, graças a Deus.

A Soraya vem aqui em casa 1x por semana, todas as sextas-feira, acho que desde que ela foi embora, ela ficou mais unida com a gente, bem que dizem mesmo, que quando família mora mais distante, a união é maior, não sei pq, mas parece que é assim mesmo.

Já te contei do menino Nick né?
O cachorrinho que a gente tem de 1 ano, um amor, tão carinhoso e companheiro, tão incrível, eu amo ele tanto que da vontade de apertar até esmagar rsrs.
Ah! A Kiara tbm está bem, continua chata como sempre foi, não pode nem olhar que ela já quer morder, essa daí não tem mais jeito não, mas ela continua bem.

A gente continua procurando casa para alugar, ainda não achamos nenhuma que a gente consiga arcar com o aluguel ou de um tamanho razoável para abrigar nós 4 de maneira confortável.

É isso, eu não tenho mais tantas novidades, as coisas andam como sempre foram, mas não posso reclamar não viu, Deus tem abençoado muito, mas muito mesmo, a mim e a minha família, protegido, guiado, amado, tem sido tudo para nós.

Sim, eu gosto de escrever como se vc fosse mesmo receber essa carta, mesmo que nessa ilusão, eu não obtenha resposta, mas gosto de escrever, ajuda aliviar a saudade, o peso da sua ausência.
Espero que esteja se cuidando por aí, nós vamos nos cuidando por aqui, tá?

Um forte abraço,

Pedro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário