sábado, 27 de novembro de 2021

Conversas ilusórias.

 


Eu estava sentado frente ao mar, ao por do sol, pensando na vida, quando ela chegou de mansinho e sentou-se ao meu lado. Ficamos por alguns minutos apenas observando o mar ficando cada vez mais calmo e aos poucos o sol indo embora atrás daquela cena maravilhosa.

Acho que ela cansou de esperar que eu falasse alguma coisa, respirou fundo e então começou...

- Já faz um tempo desde que nos encontramos pela última vez.
- É, não é mais tão fácil me desligar do mundo real para te encontrar nessa ilusão quase perfeita.
- Você sabe que eu sempre estarei aqui, Pedro.
- Como é que você fez, Pri? Você viveu 30 anos sendo uma personagem, porque eu não queria sair do armário, não queria que o mundo me visse porque achava que ninguém entenderia, eu assumi e entreguei pro jogo, dando minha cara a tapa, apenas 5 anos e acho que não vou conseguir, como vc conseguiu por 30 anos?
- Eu acho que eu não tinha muita escolha, mas você fez algo que eu não consegui.
- Eu? Você conseguiu tudo! Não tem nada que eu tenha feito e você não.
- Você amou.
- O que?
- Você amou, Pedro, você não foi amado, mas amou.
- Não, nós não vamos entrar nessa conversa de novo.

Ela fez um silêncio, olhamos de novo para o mar, o sol indo embora, fazia um espetáculo com seu reflexo entre as ondas e então ela retornou a conversa.

- Mesmo você sabendo que ela estava amarrada com outro cara, você aceitou ser o amante.
- Pri...
- Mesmo você sabendo que ela era areia demais pro seu caminhão, você tentou. Mesmo sabendo que ela nunca tinha ficado com um trans antes, você acreditou que poderia dar certo...
- Eu não quero falar sobre isso!
- Mesmo quando vocês começaram a namorar e ela te manteve em segredo o tempo todo, quanto tudo o que você queria, era gritar pro mundo todo que você estava extremamente apaixonado depois de tanto tempo, ela te calou, ninguém podia saber, eu não entendo até hoje o motivo disso, mas ainda assim você continuou, mesmo depois de todos os esforços que vc fez, ela te falou olhando dentro dos seus olhos que ainda assim se sentia sozinha, você foi embora e quando chegou em casa desejou nunca ter partido, então vocês resolveram serem apenas amigos, mesmo você ainda todo apaixonado por ela, você a apoiou em tudo o que poderia.
- Pri...
- Você deu todo o seu coração, todo o seu amor, você disse pra ela que ama ela!
- Porque estamos tendo mesmo essa conversa?
- Estou tentando te mostrar que você fez o que eu não fiz, você amou alguém apesar de tudo e aceitou todas as consequências, de cabeça erguida. Poxa, ela desistiu na primeira briga grave, mas você continua lá, você tirava o óculos dela quando ela adormecia no sofá para não quebrar. Você aceitou ser o amante, depois o segredo e agora nada mais que uma pessoa que ela procura quando tem algum tempo sobrando.
- É...
- Você amou e mesmo que não admita, continua apaixonado e mesmo apaixonado, continua tentando fazer com que a amizade de certo, pq não suporta nem pensar na sua vida com a ausência dela. Todos os outros caras que vieram depois de vc, ngm gostou dela de verdade, ngm teria aceitado o que vc aceitou pra ter ela por perto, pra poder abraçar e beijar.
- E do que adiantou? Eu continuo sendo apenas um segredo que agora está no passado, mas de certa forma é bom Pri, pq todo mundo teria esculachado ela por ter se relacionado com alguém como eu e não acredito que ela teria me defendido, isso só iria trazer mais problemas ainda.
- Você se arrepende? Por ter entregado todo o seu coração? Por ter tentado dar a ela todo o amor que você guardou dentro de ti durante todos esses anos?
- Não, eu não me arrependo não. Foi um grande aprendizado, eu não quero nunca mais na minha vida me apaixonar de novo, amar de novo, tentar uma relação de novo, mas eu não me arrependo não.
- Acho que não podemos nos arrepender de dar amor, né?
- Não, amor é o que temos de mais especial nessa vida.

(Silêncio)

- Eu posso ter sido apenas uma personagem aos olhos dos outros, para poupar dores e sofrimento, mas o mérito é todo seu, porque está tudo tão mais difícil e complicado e você continua ai, se perguntando no que vc poderia ter feito de diferente.
- Eu não penso mais nisso, eu espero que a amizade sobreviva a essa mudança radical dela, espero que ela consiga enxergar que mudou tanto, que eu quase não a reconheço mais, eu espero que um dia, possamos ser grandes amigos de novo. É nisso que eu penso, quando a noite chega.

- Estou orgulhosa de você. Porque no fim das contas, você ainda a ama.

Eu não respondi nada, apenas olhei para o mar, contemplando o sol se pondo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário