quarta-feira, 15 de maio de 2019

15/05 - Orgulho de ser trans/travesti (2019)


Boa noite galera.
Como vocês estão?
Hoje vim falar rapidinho com vocês, afinal, a data 15/05 não poderia passar em branco, sendo que, segundo a Antra é o dia do orgulho de ser transexual e travesti.

Eu tenho um amigo, que foi colega de trabalho, esses dias ele me falou que hoje ele tem uma cabeça mais aberta graças a mim, porque eu o ensinei que não se pode comparar os trans, cada um é de um jeito, cada um tem a sua própria história e é verdade, não acho que a comparação seja válida, a única coisa que todos os trans tem em comum, é que todos estão na luta pela igualdade.

Acho sinceramente que ninguém pode ser comparado.
Cada ser humano é único, independente do gênero e sexualidade.
A vida é um papel em branco, cada um tem o seu papel, a sua caneta e escreve sua história como bem quiser e pronto.
Quando Deus resolve que a nossa história já deu, ele não nos dá outra folha, ele fecha o caderno e a história acaba para sempre.
Mas aqueles que participaram da história ou acompanharam de algum jeito, sempre terá a história daquela pessoa, viva dentro de si.

Enfim, não é que eu não tenha orgulho, mas é extremamente difícil de um jeito que eu nunca poderia imaginar.
É uma luta diária que parece que não terá um fim nunca.
É desgastante.
Sem falar que, principalmente no Brasil, ser um trans assumido, é como assinar um documento em que vc está ciente de que você corre risco de morte 10x mais do que uma pessoa cisgênero.
Não tenho vergonha, mas tbm não sei se chega a ser orgulho, acho que ainda estou aprendendo sobre isso.

Porque eu disse para este meu amigo que não pode comparar os trans? Por um bilhão de motivos.
Tem trans que copiam homens cis, literalmente, em seus hábitos mais podres, achando que isso os fará "ser mais homens."
Tem trans afeminado. Tem sim e daí?
Tem trans tímido, tem trans assexuado.
Tem trans que muda os documentos, tem trans que não.
Tem trans que querem fazer todas as cirurgias, outros não.
Tem trans que usa binder e packer, outros não.
Tem trans gay, trans hetero, trans pansexual.
Tem trans assumido, outros não.
Tem até aqueles trans machistas ao extremo que acaba com a parte mais bonita do trans.
Tem aqueles que já passaram por toda a transição e não conta que é trans, seja por medo ou vergonha.
Tem o trans que sempre vai bater no peito e afirmando ser trans.
Tem aqueles que mudam os documentos, tem outros que não querem.
Tem aqueles que adora ficar trocando de mulher como se fosse objetos, tem aqueles românticos, que querem casar e ter uma família.
Tem um bilhão de motivos.
Mas fiquei feliz porque ele entendeu e aprendeu e eu nem estava percebendo que estava conseguindo ensina-lo rs, isso me deixou feliz não só pela evolução dele, mas por eu estar conseguindo passar a mensagem adiante.
Porque já faz alguns anos que estou tentando ensinar tantas pessoas, principalmente família e colegas de trabalho, que as vezes até desisto achando que não tem mais jeito, que cheguei tarde demais para ensinar ou que eu não sei o suficiente para poder ensinar.

A transexualidade é um tema que daria um livro de tão complexo e olha que já "escrevi" dois rs.
Mas acho de verdade, que primeiro temos que combater o preconceito dentro da comunidade LGBTQI+ antes de queremos mudar o mundo.

Está mentindo aquele que fala que não existe preconceito, porque existe sim senhores.
E quer saber mais?
Existe preconceito até entre os próprios trans!!
Na maioria das vezes, os trans que já fizeram toda a transição parece que esquecem como que foi toda a sua trajetória, esquecem que houve dor, lágrimas, quase desistências.
Porque eles ficam desmerecendo aqueles que estão no meio do caminho ou aqueles que não começaram a caminhada ainda e eu acho isso ridículo, porque todos os trans querem vencer essa luta, querem ser felizes, ao invés de julgar, apontar o dedo, tirar sarro, acho que passou muito da hora de todos se juntarem, darem as mãos, ajudar o próximo, saber respeitar o limite e a força de cada um.
Porque nós já temos um mundo inteiro contra nós, não precisamos de mais pessoas tentando nos derrubar.

As vezes, alguns de nós não trocamos os nomes nos documentos ainda por falta de conhecimento para conseguir a papelada, por falta de tempo ou até mesmo por falta de dinheiro, porque pelo que vi hoje, esse processo, você não consegue ele por menos de R$200,00 e com um país quebrado como esse, onde você volta com apenas uma sacolinha de mercado quando levou R$ 100 no bolso, é foda levantar grana, porque todo mundo, que consegue ser adulto como eu tento ser, sabe das suas responsabilidades do dia a dia, da casa, da família. Sem falar que muitos também estão desempregados e nem sempre conseguem se livrar das taxas.

Tem aqueles como eu que além de não ter R$ 20 mil para as cirurgias, tem pânico, medo de morrer na cirurgia, melhor dizendo.
Eu sinceramente não acho justo a vaquinha online, porque se é essa cirurgia que vc quer, vc tem q fazer por merecer, lutar pra levantar a grana, só assim você vai valorizar cada centavo e essa cirurgia será marcada em você para o restante da sua vida.
Nem todo mundo é playboyzinho, nem todo mundo tem pais ricos que podem pagar o que você quiser. Nem todo mundo tem um emprego que paga mais de R$ 5 mil/mês, não tem conta para pagar e pode juntar de boa, nem todo mundo pode pegar um empréstimo no banco, porque tem um contrato de 10 anos com a empresa que trabalha, então sabe que vai conseguir pagar as parcelas de boa.
Nem todo mundo tem um pai cirurgião plastico.
Nem todo mundo tem a coragem de fazer a cirurgia sabendo q se morrer, morreu ué.

Todas as ações tem uma série de consequências inevitáveis, mas ninguém para pra pensar realmente nisso, ninguém pensa nos detalhes.

Querem um exemplo real?
Eu.

Aqui em casa, atualmente só eu e meu pai trabalha.
Nós dividimos todas as despesas em dois.
Antes era mais fácil, porque tinha minha avó, ai ela faleceu e lascou tudo.
Mas a gente trabalha dia após dia e paga cada conta com dinheiro limpo.
E o que sobra no final do mês, a gente faz alguma coisa.
Por exemplo, eu compro alguma besteirinha na internet, ele prefere tomar umas cervejinhas.
Aí pensa no seguinte:
Quem me garante, que eu estarei empregado durante os próximos 24 meses para pagar as prestações e as despesas?
Quem me garante que mesmo que eu não esteja na mesma empresa conseguirei um novo emprego rápido?
Quem me garante que conseguirei fazer a cirurgia pelo convênio?
Quem me garante a estabilidade financeira em um país arrebentado pela burrice politica?
Eu nunca gostei e nunca vou gostar de arriscar as coisas.
Faz alguns meses que estou juntando uma grana para comprar um play 4, quando penso agora vai, surge uma conta nova, mas vc acha q fico triste?
Não! Muito pelo contrario, eu AMO o fato de que tenho dinheiro par apagar aquela conta.
Eu amo colocar minha família em primeiro lugar.
Eu amo ser um dos responsáveis por colocar comida na mesa.
Talvez ninguém nunca vai entender, mas eu realmente, juro pela minha vida, que me sinto muito mais feliz e realizado, quando gasto o dinheiro guardado em coisas para a família ou para a casa, do que gastar comigo, mesmo que isso distancie meu sonho cada vez mais.

Porque eu não tenho pressa!
Mesmo que a vida acabe amanhã, pq verdade seja dita, eu cheguei muito mais longe do que poderia imaginar.
No meu trabalho, graças a Deus, todos respeitam minha identidade de gênero.
Em casa, apesar do meu afilhado ser o único que me chama pelo nome social, todos sabem e ninguém esta me impedindo de ser quem sou.
Eu chutei as portas do armário e sai de lá!
Estou mais livre do que jamais estive em toda a minha vida.
E mesmo que a vida acabe amanhã, por exemplo, eu não me arrependo de não ter corrido atrás.
Porque tudo tem o seu tempo certo e se ele não chegou, simplesmente não era para ser, entende?

Não adianta colocar a carroça na frente dois bois, meter os pés pelas mãos.
Temos que ir dançando conforme a música da vida.
Não podemos deixar de lutar, claro, mas sempre respeitando nossos limites, nossas prioridades, saber a hora de parar um pouco e descansar.
Pq como diz um velho ditado, mais importante a direção do que a velocidade dos passos, algo assim kkkkkkk.

Assim, claro que me irrita o fato de que aqui em casa fico falando no feminino, respeitando o tempo do pessoal para se adaptar ao "meu novo eu", porque meu cérebro está cansado, ai as vezes, falo no masculino em casa, no feminino no trabalho, ele acaba se atrapalhando um pouco e isso é ruim, pq não posso recomeçar, o que conquistei no trabalho tenho que manter comigo mesmo.

Eu fiquei na pausa por um bom tempo.
Inclusive disse isso para meus colegas do grupo de diversidade do trabalho.
Eu realmente estava cansado e muito destruído, agora estou voltando aos poucos, ressurgindo, digamos assim.
Tenho que correr atrás dos documentos, porque se eu for mandado embora, eu não quero ter que recomeçar do zero em outra empresa, todas as conquistas que tive nessa empresa.
Quero já chegar lá com um crachá com o nome Pedro me esperando.

E quanto aos que não saíram do armário ainda, sinceramente, não tenham tanta pressa, a luta aqui fora é feia, é grande e sangrenta.
Mas também não morram sufocados aí dentro, o mundo não merece vencer.

Enfim, acho que é isso.

Um abraço,
Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário