segunda-feira, 23 de setembro de 2019

*SETEMBRO AMARELO* - A minha opinião pessoal.


Bom dia amiguinhos.
Como vocês estão?
Depois de quase dois meses sem aparecer, eis me aqui.
Antes de contar o que eu realmente quero contar, deixa o tio falar uma coisa pra vocês.
Muito legal a campanha do setembro amarelo, prevenção contra o suicídio, mas vamos lembrar algumas coisinhas?

1. A depressão não é uma maneira de querer chamar atenção.
2. A depressão não é uma "frescura" ou "drama".
3. O suicídio não é uma coisa de pessoas fracas.

O suicídio meus amigos, é uma doença sem cura.
Ela tem apenas tratamentos intensivos.
Tem casos que alguns meses resolve, outros levam alguns anos e no último caso, outro são para a vida toda.

Eu fui diagnosticado com depressão faz alguns anos.
E estaria mentindo se falasse que nunca pensei em suicídio na vida.
Sabe porque o suicídio não é para pessoas fracas? Porque além de precisar de muita "coragem" para tirar a própria vida, ninguém nunca de fato quer tirar a vida literalmente, quer na verdade matar a dor, mas existem casos tão extremos, que o depressivo só vê o fim da dor na sua própria morte, essa é a grande verdade.
A verdade que ninguém quer entender ou aprender.

Ah! Só mais uma coisa.
Não espere o setembro amarelo para ser solidário, para estender a mão amiga ou oferecer um ombro. Não espere o setembro amarelo para conseguir compreender a dor do outro.
Não espere setembro amarelo para ser um bom amigo, um bom colega ou apenas um companheiro mesmo que sentado em silêncio. Não deveria funcionar assim.
Todos os meses deveriam ser amarelos, absolutamente todos eles.
Abram os olhos, sejam mais atentos, nunca negue uma mão estendida para quem está no chão.
Não julgue.
Não veja como preguiça ou falta de interesse.
Não veja como fraqueza ou maneira de chamar atenção.
Depressão é uma doença meus amigos, uma doença que em pleno ano de 2019 ngm ainda achou a cura.

Enfim, vamos falar de um outro detalhe, ok?

Fui no psiquiatra hoje.
Sai de lá mais desanimado do que eu achava que era possível.
Disse ao meu médico que estou só esperando o contrato acabar que vou largar a academia.
Que não consigo mais ir treinar.
Que eu não consigo estudar, eu não quero ser melhor do que ninguém, mas quero ser um profissional melhor do que sou hoje e não consigo reagir.
Parei de sair com os amigos.
Parei de treinar.
Parei de estudar.
Parei de me importar.
Parei com tudo e eu simplesmente não consigo reagir, não tenho forças.
As vezes tem dias que não quero levantar e ir trabalhar, mas um homem tem que saber suas responsabilidades em todas décadas de sua vida.

Deixei bem claro que eu não estou conseguindo reagir a absolutamente nada na minha vida e o quanto isso tem me incomodado.
Galera, quando uma pessoa esta no fundo do poço e você joga uma corda, o fato dela não pegar a corda para vc puxar de volta a superfície não significa que ela não quer melhorar, que não quer mudar, talvez ela não tenha forças para se agarrar na corda, talvez suas mãos estejam muito machucadas quando estava tombando tentando não cair, tentando se segurar em algum lugar, elas podem estar machucadas demais e não conseguir segurar a corda.
Existem inúmeros motivos, não julgue.
Na hora certa a pessoa agarrará a corda, isso pode levar dias, semanas, meses e até mesmo anos, mas um dia ela irá agarrar a corda e se não agarrar, foi pq lutou tanto na vida, que simplesmente não aguenta mais e entregou a luta.
Não julgue.

Hoje meu médico disse o que todo mundo já sabe, a depressão é uma doença, não tem cura.

A depressão é como essas "linhas amarelas" conhecidas como pragas das plantas, elas vão se enrolando, se enrolando, se enrolando até que sufocam a plantinha e ela morre.
Só que a depressão vai se enrolando no ser humano, se enrolando, se enrolando, se enrolando até que mata aquela vida. Mas claro que as vezes, com a ajuda de alguém, de algo ou nesse caso, tratamentos, da para se livrar essas pragas, as vezes sim, as vezes não, o lance é que cada caso é um caso ou seja não julgue, depressão não é frescura ou preguiça, depressão não é querer chamar a atenção, depressão não é modinha, depressão não é apenas tristeza sem motivo.
Depressão é uma doença, uma doença que não tem cura.

Eu estaria mentindo se falasse que estou me sentindo 100% bem.
Já faz algumas semanas que não estou legal, estou sentindo as praguinhas se enrolando no meu corpo. E sabe o que é pior? É que as pessoas não entendem que depressivos tem dias bons e dias ruins, logo vão julgando e rotulando como bipolar.
Ah e nem preciso dizer o óbvio né?
"Tem gente que tem tudo na vida como assim pode ter depressão?"
De novo: Depressão é uma doença sem cura, não é uma escolha.
"Nossa, aquela garota é podre de rica, como pode ter depressão?"
"PORQUE DEPRESSÃO É UMA DOENÇA SEM CURA E NÃO É UMA ESCOLHA!"

Enfim, sai do consultório com a sensação de que estou sozinho nessa luta.
Quer dizer, tenho Deus e tenho amigos incríveis que estão ao meu lado.
Tenho colegas e parceiros de trabalhos também.
Mas o lance é que uma pessoa deprimida pode estar rodeada de 1 milhão de pessoas e ainda assim se sentir sozinha. Não é nada pessoal, apenas faz parte da doença.
Mas eu tentar me esforçar mais para estudar mais e ser um profissional melhor, tentar não deixar minha doença afetar meu trabalho, tentar treinar para perder peso e cuidar da saúde.
Mas devo lembrar, que por maior que seja a tentativa, não é algo que se vê a diferença de um dia pra noite ou da noite pro dia, sei lá como é o ditado.

Mas o que me deixa feliz é que na maioria dos meus dias, sei brincar com meus colegas, rir, atormentar e trabalhar muito bem, as vezes falar que estou com sono é muito mais fácil do que ter que explicar toda a situação correndo o risco de me rotularem novamente.
É uma sensação estranha sabe?
Parece que a praga da plantinha me enrolou até o pescoço me deixando imóvel.
Não consigo reagir.
Mas calma, não é esse o fim.
Um dia darei a volta por cima novamente.
Pelo menos quando estou deprimido, gosto muito de agradar as pessoas a minha volta, agradar as pessoas que eu amo, quero que elas se sintam bem, estejam bem, não sinta nada parecido com o que sinto.
Hoje no trabalho passei o dia todo me arrastando, parecia que eu estava gripando, meu corpo estava tão pesado que parecia que tinha um elefante nas minhas costas, mas ai no fim do dia, parei em uma lanchonete, peguei coxinha para a minha mãe, sei que ela gosta muito, quando entreguei a ela, ela fez uma comemoraçãozinha, que ver ela contentinha fez eu me sentir bem.
Acho que precisamos ir tentando né, aos poucos.
Hoje dei uma lembrancinha pra minha colega, um ventiladorzinho rosa de mesa, ela fez aniversário semana passada, mas a mula aqui só pensou nessa lembrancinha alguns dias depois.
Ver ela feliz me deixou bem.
Gosto muito de deixar os outros bem, felizes, sabe?
Se as pessoas que eu amo estão bem, pra mim tudo esta bem.
Porque eu já me acostumei com essa vida de desistir de tudo no meio do caminho.
De sempre pegar psiquiatras que não me compreendem e dão qualquer remédio achando que tudo vai se resolver com comprimidos dia após dia;

Eu estou bem, eu só estou cansado.
Incomodado também.
Mas eu estou bem.
É sério quando digo para não se preocupar.
Acho que quando atingimos a vida adulta aprendemos a lidar com a depressão de uma maneira um pouquinho mais fácil, bom, pelo menos eu espero que seja isso rs.



Enfim, não julgue.
Não julgue, não rotule, não ache que é fraqueza, drama ou tentativa de chamar atenção.
Não seja solidário somente em setembro.
Seja sempre.
Seja companheiro.
Seja amigo.
Seja digno, compreensível e respeitoso.

Quase 2020 anos e ninguém venceu ou curou a depressão.
Esperanças? Não tenho.
Só acho que cada um paga a sua cota.

Ei, se cuide, tá?
Se precisarem o Tio Pê está aqui.
Adoro poder ajudar as pessoas.
Fique firme.
Aguente firme.
Vai dar tudo certo.

Porque meus amigos, nós temos um Deus do impossível.

Um abraço,

Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário