terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Cartas...


Olá amiguinhos.
Já faz um tempinho desde que escrevi pela última vez né?
Acho que esse post é o último do ano, tenho perdido a inspiração.
Enfim, espero que vcs tenham tido um bom natal, com saúde, paz e alegria.
Também espero que vocês não tenham esquecido qual o real motivo do natal.
O aniversário daquele que morreu para nos salvar.
E sim, eu tive um bom natal, graças a Deus passei com a pessoa mais importante do mundo: Minha querida e muito amada mãe :)

Desejo a todos vocês uma virada de ano cheio de paz, alegria, família, comidas pra comer até se arrepender do exagero rs.
Desejo também que nesse novo ano que vai entrar todos vocês tenham muita saúde, mas muita saúde mesmo, que não se esqueçam de ir ao médico fazer um check up anual, ou cuidar daquela coisa que anda comprometendo sua saúde, alias, com saúde não se brinca, não é mesmo?

Desejo que vocês tenham forças, muita força mesmo, pq o mundo não está fácil, o ser humano não está fácil e a vida não está fácil, mas não significa que a vida seja ruim, apenas não está fácil.

Está trabalhando? Ótimo. Está feliz com seu trabalho atual? Então dê o seu melhor todos os dias.
Não está feliz? Procure outra coisa, afinal, você passa 90% do seu dia no trabalho do que em casa.
Não está trabalhando? Não perca as esperanças, continue procurando, faça cursos online gratuito na internet, vá atrás do conhecimento para rechear seu currículo, sem falar que aprendizado nunca é demais e não seja egoísta, repasse pra frente o que você aprendeu e aprende durante a vida.
Se vc tem saúde, você pode correr atrás de todo o resto, não tem desculpa, não pare de tentar até que você consiga aquilo que quer.

Mas também não se mate trabalhando ou estudando.
Não se esqueça dos seus amigos de verdade.
Não se esqueça da sua família e da sua namorada(o).
Não se esqueça das pessoas que estão sempre ao seu lado.
Pratique o bem, hoje e sempre.
Aquela parte da sua vida, aquele detalhe, que você não está satisfeito. Mude.
Acha que está gordo? Faça o possível para emagrecer.
Está magro? Faça o possível para engordar com saúde
Corte o cabelo, pinte, faça uma tatuagem, o que você quiser, faça!
Estamos vivos, vamos aproveitar, pq em um segundo, tudo muda e não tem botão pra voltar.

Eu sei que é muito fácil estar aqui do outro lado la dela falando essas coisas, mas a verdade é que eu quero ir atrás disso tudo também, não to dizendo que no final de 2019 estarei aqui novamente falando que consegui alcançar todas as minhas metas e objetivos, pq eu me conheço muito bem, não vou chegar tão longe assim rs, não vou nem fazer promessas como um monte de gente faz mesmo sabendo que não vão cumprir, pelo contrário, vou devagar me importando somente se estou na direção certa, estive tanto tempo focado na velocidade que não me importei da direção, então, vou tentar fazer o contrário neste ano. Quem sabe...

De qualquer maneira, veja o que vc quer para a sua vida e faça acontecer, pq ficar parado ai no sofá reclamando da vida, não vai mudar nada. Pensem nisso.
Faça a diferença.

Pedro.

"Querida vó, hoje foi o primeiro natal sem você. A minha sorte é que você não curtia tanto o natal, ia para a igreja e quando voltava ia dormir, as vezes levantava para resmungar da barulheira que a gente tava fazendo e vc queria dormir.
Que ironia, se vc tivesse aqui, não teria reclamado, pq a família quebrou, foi só eu e minha mãe desta vez, um silêncio, parecia uma noite como qualquer outra.
Meu pai estava enfiado no quarto, alternando entre ver tv e dormir.
Ah! Talvez você teria resmungado sim, meu pai deu para as cachorras brinquedinhos de natal, daqueles que vc aperta e faz barulho e elas latiam pra caramba, vc teria ficado doida da vida rs.
O pessoal do apartamento de cima foram passar o natal na amiga dos meninos, acho que foi a primeira vez que o apartamento deles ficou literalmente vazio e o Matheus foi passar na namorada.
Mas achei muito bonitinho, o Lucas foi o único que lembrou da gente, ficou por aqui algumas horas, fazendo companhia, já o resto continuam cada um na sua.
Estranho, né? Nossa família costumava ser tão grande, essa casa tão cheia, tão barulhenta, você vivia na cozinha fazendo comida para todos nós e para as visitas que vez ou outra sempre apareciam.

E estive pensando, acho que no fim das contas, nós eramos mesmo bem parecidos.
Você levava o trabalho muito a sério, amava trabalhar e deprimiu quando aposentou.
Eu só de pensar em tirar férias já fico deprimido rs.
E continuo dando o meu melhor como você sempre me ensinou.
Uma vez ou outra fazendo algum curso online para me atualizar.
E você teria gostado de ver, toda vez que solto um palavrão minha mãe me reprende, como você fazia muitos anos atrás, lembra?
Saiba que você se foi, mas tudo o que você ensinou ficou eternizado em nós.
Sinto sua falta, sinto muito a sua falta e espero de verdade, que esteja no paraíso, pq vc é uma das pessoas que mais merece que eu tenho conhecido nessa vida.

Só queria entender pq vc não se cuidou.
Pq vc não contou pra gente que estava doente demais.
Pq vc ñ nos pediu ajuda.
Pq só deixou a gente saber quando era tarde demais?
Pq ñ procurou ajuda?
Pq ñ deixou a gente ajudar vc?
Pq foi tão teimosa?
Mas de qualquer maneira, vc nos deu a lição mais valiosa da vida.
Só queria que não tivesse tido justamente este fim.
Mas enfim, se vc estiver bem, se estiver sem dor, se estiver feliz, esta bom pra mim.

Vou sempre lembrar de vc com muito carinho.
Todos nós iremos lembrar.
Tenha a certeza disso.
E todos nós iremos amar vc até o dia em que nos encontrarmos novamente onde quer que seja."

"Querido Pedro, neste natal percebi que você colocou o meu nome em alguns presentes que você deu para a família e o seu nome, o verdadeiro nome que te representa, você colocou apenas em três.
O que me leva a pergunta: Quando vamos nos despedir de verdade? Quando você irá assumir essa vida sendo só sua?
Eu sei que é difícil, muito difícil mesmo, mas eu sei que você consegue.
Nós temos dados passos, pequenos passos mas estamos seguindo em frente.
Eu sei que dá medo, da muito medo, ainda mais ser o que somos no país que mais mata transexual no mundo, mas é preciso continuar, não tem como nos explicarem, mas a missão dada para nós é essa e temos que seguir adiante.

Eu sei que você está fraco e sem esperança.
Que não tem se esforçado para usar outros banheiros.
Que não tem lutado contra palavras afiadas de pessoas que acham que conhecem vc.
Que não tem mais usado o packer, que não foi atrás da sua documentação, que nem perguntou ao seu primo advogado como teria que fazer para transferir o carro do meu nome para o seu.
Você não tem usado mais aquela pomada que incentiva o crescimento de barba.
Você não tem ido a academia para almejar o corpo que você quer.
Não tem usado binder.
Não tem feito mais nada para dar um passo a frente.
Nem mesmo juntou dinheiro para pagar aquela tão sonhada tatuagem que tivemos a ideia juntos.

Eu sei que é preciso ter o dobro de forças que qualquer pessoa que não tem esse tipo de missão, mas você precisa se levantar do chão, você precisa continuar.
Essa luta é só sua e de mais ninguém.
Só você sente essa dor, mais ninguém.
Só você sabe o quanto te fere, o quanto vc sangra, quando as pessoas não respeitam sua verdadeira identidade, então preciso que vc se levante do chão, espante a poeira e esteja pronto para recomeçar essa luta, vc precisa, não existe outra escolha melhor, vc precisa ser livre, vc precisa viver, precisa respirar, precisa ser vc mesmo.

Eu soube que o grupo de diversidade do seu trabalho está sendo reativado, que na última reunião até fizeram total questão da sua presença e soube mais ainda que você não esta botando fé, achando que é fogo de palha, mas vc precisa fazer a sua parte, vc precisa reagir, para que pelo menos sobre transexuais, não tenha sido só fogo de palha.
Lembre-se, quando contratarem outros trans, eles terão uma facilidade maior em serem quem realmente são lá dentro pq vc abriu a porta para eles, vc deu a cara a bater, vc saiu do armário e ensinou as pessoas ao seu redor tudo o que podia sobre trans.
Não se culpe que alguns colegas seus ainda não conseguiram aprender, algumas pessoas levam um pouco mais de tempo.

E se vc quer mostrar para aquelas pessoas duvidaram que um apessoa trans pode sim conseguir evoluir, conquistar cargos importantes, conquistar responsabilidades, conquistar parceiros de trabalho e não simples colegas, se mexa, faça acontecer.
Ok, descanse esses últimos dias do ano, mas quando virar, mostre que eles vão ter que fazer muito mais para conseguir te derrubar de novo.
Mostre a força que vc acha que não tem.
Lute, por vc e por todos os outros.

E não se preocupe, um dia as coisas vão mudar de uma maneira que vc não vai acreditar.
Seus pais vão te reconhecer como filho, vão te tratar no masculino, te chamar de Pedro.
Toda a família vai ver que eles agora entendem e aceitam e vão se sentir bem a vontade de respeitar sua identidade na frente deles.
Alias, o seu afilhadão já faz isso, não é?
Embora vc tenha audição seletiva, que impede que vc escute o Uelington e o Thiago a te tratarem como vc realmente é, ontem pelo menos você conseguiu escutar o Lucas perguntando se você estava ocupado e sua mãe estava ao lado e nem cara feia fez, pelo contrário, ela mesma já falou para vc prestar mais atenção que os meninos do apê de cima já estão te respeitando, quem diria que um dia chegaríamos nesse capítulo da história?
Eu vi nos seus olhos o orgulho que vc tem dela que superou todo o preconceito, que consegue entender que não é vc que escolheu, apenas aconteceu.
Ok, seu pai vai ser um pouco mais difícil, mas e daí?
Mesmo dando pequenos passos a gente sai do lugar, pelo menos ele já sabe.
Eu tenho estado bem feliz com o avanço que vc deu, vc só não pode parar por aqui, pq nós sabemos que vc venceu algumas batalhas, mas ainda não a guerra.
Não fui sua personagem durante 30 anos para você desistir agora, ok?
Continue, mesmo que tropece, continue.
Eu sei que você não tem pressa que seus pais se adaptem, ok, vamos ser sinceros, eu sei que vc não tem pressa que sua mãe se adapte pq vc entende de verdade como é difícil para ela, mas o resto da família, tenho certeza que acontecerá no tempo certo.

Bom, ainda estarei por aqui, para te dar apoio.
Mas lembre-se, essa vida é sua e eu sou apenas uma personagem que vc criou como método de sobrevivência e todo personagem tem a hora de sair de cena para sempre.

Um grande abraço, Priscila."

"Querida Pri, sim, é verdade, tenho estado muito fraco nos últimos tempos para continuar a luta, para conquistar meus objetivos pessoais.
Comprei um packer novo para ver se animava e na verdade, tudo o que penso é que deveria vende-lo já que ele nunca foi usado.
O binder esta só juntando pó.
A pomada de barba acho que já até venceu.
Não procurei mais endócrino para saber de hormônios.
Cheguei a olhar pela 30º vez as papeladas que preciso para trocar meus documentos, mas acabei deixando pra lá.
Acho que já faz umas três semanas que não vou na academia.
Só tenho usado o banheiro da torre A no trabalho para evitar os olhares, não tenho corrigido as pessoas do trabalho que tem me chamado no feminino mesmo elas sabendo da minha luta diária.
Nem terapia que tanto prometi eu fiz.
Não tenho feito absolutamente nada de nada. Tenho apenas vivido um dia de cada vez.
Nem vontade de sair com os amigos para ficar bebendo a noite inteira até passar mal como fazíamos antigamente tenho feito, nas duas últimas semanas dei uma esforçada, apareci em alguns Happy Hour, mas não fiquei mais do que duas horas, eu chegava já querendo ir embora.
Fiz um pedido de subir meio degrau de cargo, ir para nível 3, na esperança de mostrar que trans consegue subir sim só basta querer, foi negado, mas não significa que vai ser negado para sempre, né?

Eu sei que essa luta é só minha.
Que dói só em mim.
Que quanto mais eu fico parado deixando a vida me agredir mais eu sangro.
Que preciso agora mais do que nunca levantar e começar a lutar de novo.
Mas... Preciso de um pouco mais de tempo.
Não sei quanto tempo e eu sei que a vida é apenas um segundo.
Sei também que os próximos trans do trabalho precisam que eu continue para que eles possam ter as mesmas oportunidades ou quem sabe até oportunidades bem melhores.

É que as vezes tenho a sensação de que não ensinei ninguém, as pessoas apenas se adaptaram pq se não sabem que terão problemas lá dentro, claro que tem pessoas que aprenderam, entenderam e respeitam com grande consideração, mas ainda temos muitas batalhas para ganhar e precisamos arrumar mais forças.
Te prometo que ainda não acabou, que ainda conquistaremos mais coisas, mas precisamos pensar a cada passo que formos dar, não podemos colocar a carroça na frente dos bois.

Mas saiba que estou feliz, muito feliz por ter chegado até aqui.
Sinceramente nunca imaginei que chegaria aqui.
Tenho muito orgulho da minha mãe, como vc mesma disse, ela conseguiu superar o próprio preconceito, hoje somos grandes amigos e nunca achei que seria muito mais fácil de conversar com ela sobre essas coisas do que com a irmã dela, sempre achei que seria o contrário pq a irmã dela costuma ser muito mais liberal e isso me deixa extremamente feliz, pq eu sei que independente de quem eu sou, minha mãe continua ao meu lado.

Também estou muito orgulhoso dos meninos do apê de cima que já se adaptaram com a minha nova identidade em público, principalmente com o Lucas que foi o primeiro e ainda veio conversar comigo que estava confuso sobre ngm estar me tratando no masculino agora que a vó não está mais entre nós, foi uma conversa super sincera, ele entendeu e seguiu firme e forte me respeitando.

Também estou muito orgulhoso da Sabrina, minha prima, que cuja filha que não tem nem 3 anos já me chama de tio e ela incentiva a continuar chamando de tio quando a garotinha está confusa.

Claro que de todos os meus colegas da sala de trabalho também.
Da Rejane, que fala que é muito estranho quando eu falo sobre meus ovários e úteros pq já não consegue me ver mais como mulher e que soube falar com sua própria equipe para eles respeitarem minha identidade também.
E tenho certeza que em breve outras pessoas irão me deixar orgulhoso também, pq a história não terminou aqui e tenho muito para contar ainda.

Não se preocupe Pri, a nossa luta não será em vão.
Eu vou me levantar novamente e vou lutar, só vou parar quando conseguirmos ganhar.
Eu apenas preciso de um pouco mais de tempo.

Obrigado por toda a força que você me dá diariamente, principalmente quando quero ligar o foda-se e desistir de tudo.
E para mim, vc não é apenas uma personagem que inventei para sobrevivência, vc é parte da minha história, sempre vai ser.
Você é parte de mim, que me enche de orgulho.
E de uma forma ou de outra, eu sei que sempre estará comigo.
Pq hoje, Pri, sou o homem que sou pq vc existiu.
Pq vc me ensinou e vai continuar ensinando.

Obrigado, por tudo.
Para sempre.

Um abraço,
Pedro."

Nenhum comentário:

Postar um comentário