domingo, 11 de setembro de 2016

Ser trans...


É tão estranho, sabe? Porque a sensação que da é que eu nunca chegarei lá. E o lá que eu digo é iniciar e concluir a transição. Já li muitos depoimento de pessoas que deram a volta por cima e hoje são homens transexuais incríveis, mas sabe quando simplesmente não da para acreditar que você pode ser um desses caras contando sua história daqui uns anos?

Por mais que seus amigos vibrem por você, por mais que as pessoas tentam te ajudar e fazer o possível, por mais que você esteja dando pequenos passos, o que é melhor do que ficar parado no mesmo lugar. Parece que é uma estrada longa, bem longa, que você esta caminha há anos e nunca chega no lugar e como as pessoas não entendem você ainda tem que ouvir "Se você não continuar dando pequenos passos, ai que você não vai mesmo chegar a lugar nenhum."

É muito fácil quem esta de fora opinar.
É muito fácil quem esta de fora achar que dando força tudo se resolve.
É muito fácil quem esta de fora achar que tudo isso é fácil.

É mais fácil ainda essas pessoas que acreditam que ser transexual é uma escolha.
Acreditem, não é uma escolha.
Porque alguém escolheria uma vida cheia de preconceito? Transfobia?
Porque alguém escolheria nascer no corpo errado e passar uma vida inteira para adaptar o seu corpo na sua alma?
Porque alguém escolheria uma vida onde você não pode utilizar o banheiro que refere-se ao sexo da sua alma? Que você não pode usar as roupas que você quer ou falar o que você quer?
Porque alguém escolheria uma vida toda limitada e perigosa por causa de uma sociedade hipócrita de merda? Porque alguém escolheria passar 80% da vida sendo infeliz? Entrando em depressão? Tendo que tomar remédios, inclusive, para a síndrome do panico? Fazer terapia para tentar eliminar os pensamentos suicidas? 

Atualmente já é um puta sacrifício do caralho para conseguir emprego, agora imagina como é para os transexuais. Como é difícil para encontrar alguém com quem você possa dividir sua vida e agora imagina isso para transexuais.

Imagina só a guerra sem fim que existe dentro de um transexual pré-t. Dentro de mim.
Ter medo de fazer novas amizades, ter medo de contar que você é transexual, porque existem pessoas que acreditam que elas são Deus para nos julgar e até nos matar apenas por querermos ser quem somos. E então as pessoas falam "ignore o preconceito dos outros" ou "não liga. eles não sabem o que falam" Não é nada fácil, simplesmente não é. Não seja essa pessoa, não é legal. Eu não sou fraco, também não sou forte, não sou o corajoso que todo mundo diz que sou, mas é que simplesmente cansa de estar nessa luta por anos e anos. Nós podemos até ganhar uma batalha ou outra, mas a sensação que da é que nunca ganharemos a guerra.

Eu consegui o direito do uso do nome social no meu trabalho. Ponto!
Mas o juiz só libera a troca do nome nos documentos após a cirurgia. E ai eu te pergunto e quem não tem dinheiro para a cirurgia? Nunca poderá ter seus documentos com o seu nome social?

Em são Paulo tem alguns lugares que dão tratamento de graça de hormônios para transexuais (eu nunca achei um desses lugares só ouvi falar) ponto! Mas e que não pode fazer ainda esse tratamento porque mora na casa dos pais (que não te aceitam de jeito nenhum) e não tem condições financeiras de viver sozinho? Ou que ama os pais demais da conta e não consegue deixa-los?

Ou pessoas que por alguma razão não podem fazer o tratamento pelo SUS e acabam apelando para o convênio médico e assim como eu, nunca conseguiram encontrar um endócrino que esta disposto a te ajudar? E pessoas que nem sequer conseguem sair para fora do armário por que esta perigoso demais aqui fora e não consegue correr o risco com medo de morrer?

A gente ganha e perde ao mesmo tempo. E mais perde do que ganha verdade seja dita.
Conheço homens trans que conseguiram chegar ao topo, que conseguiram realizar todos os seus sonhos e eu realmente fico muito feliz por eles, do fundo do coração! Mas e nós que não conseguimos? Que sempre viveremos pela metade por um motivo ou outro?
O que fazer com as pessoas próximas a você que sequer se esforçam para respeitar sua identidade de gênero, mas você ama tanto essas pessoas que simplesmente não pode se afastar?

O medo de se tornar um cara como esses que você critica tanto mentalmente?
Não é preconceito, eu apenas não suporto o tipo de cara que bate na namorada, que abandona a mão no asilo, que usa as mulheres só para sexo, que não assume o papel de pai, que acha que são os donos do mundo, sabe?

Talvez eu consiga dar mais alguns passos daqui alguns anos.
Talvez eu esteja exatamente onde eu estou hoje daqui alguns anos.

Mas jovem, seja justo.

Se é pecado mesmo, deixa que eu me acerto com Deus.
Se é nojento para você simplesmente não olha. Você não é obrigado a aceitar, apenas respeite.
Se é confuso para você, procure informações. A internet esta para isso também.
Tome cuidados com as piadas, elas matam um LGBT todos os dias.
Tome cuidado ao achar que só porque não foi feito a cirurgia a pessoa não é o que é.
Tome cuidado com julgamentos, criticas e os "eu acho" da vida. Você não sabe o que essa pessoa passou na vida.

Uma pessoa trans meu amigo é uma pessoa comum. Com coração, com sentimento, com sonhos, esperanças, assim como qualquer outra pessoa. Com respeito, humildade, sinceridade, honestidade e assim por diante. E não, nós não somos melhores e nem piores do que ninguém, somos apenas seres humanos como todos os outros, apenas precisamos de uns ajustes aqui e ali para ficarmos bem conosco mesmo e poder seguir com a nossa missão aqui na terra.
Se você tentar entender, eu prometo, não será difícil. E quer saber? Pode contar comigo.
Eu sempre fui aberto para responder perguntas. Melhor perguntar e ter certeza do que ficar na duvida e julgar errado, você não acha?

Porque sabe, todos nós estamos aprendendo. Sim, eu também estou aprendendo. Ser transexual não é pegar um manual, ler e praticar. Ser trans é arriscar a vida todos os dias na tentativa de ser quem sempre sonhou em ser desde criança, quando estava assustado sem poder contar para ninguém.
Ser trans é preciso de coragem, de muita coragem, muitas vezes é preciso morrer para poder viver.
E é difícil, mas muito difícil mesmo, muito mais que um problema que você pode escolher a solução. É muito mais que isso. Mas assim como um dia todos irão conseguir se realizar, eu acredito, de verdade, que um dia, todas as pessoas perceberão, que o preconceito não vale de nada, só atrasa o nosso aprendizado aqui na terra.

Boa noite.

Pedro.











Nenhum comentário:

Postar um comentário