sábado, 25 de abril de 2020

O que é depressão?


Um dia me perguntaram o que é a tal depressão.
Fiquei pensativo naquele dia, pq eu não sabia explicar direito.
Pq acho que vai além de falar "Uma doença sem cura"
Parece uma frase sem cor, toda preta e branca, ou melhor acinzentada.
Não me pareceu certo.
Hoje me veio a melhor resposta
Depressão é estar no meio do mercado, cheio de gente e querer chorar sem motivos.
Sim, isso me aconteceu hoje, mas consegui segurar.
E sim, antes que vc me pergunte, eu estou bem, momentos assim são comum de acontecer com quem tem depressão, mesmo que faça o tratamento com remédio, pq (voltamos pra frase cinzenta) ela é uma doença sem cura.
Mas você não precisa ver dessa maneira, sabe?
Nem todos os dias são ruins.
Tem dias que vc não quer levantar da cama, levanta por obrigação, mas tem dias que levanta numa boa agradecendo a Deus por mais um dia.
Tem dias que vc não quer fazer nada do que vc gosta e isso pode se estender para uma ou duas semanas, talvez mais, mas tem dias que vc se diverte com qualquer coisa, por mais simples que seja.
Tem dias que vc não quer pensar no futuro, tem medo mesmo só de pensar. Mas tem dias que vc faz planos para uma vida inteira.
Tem dias que vc desacredita de tudo, que não vê sentido na vida, que aceita as coisas como são pq não vê uma maneira delas serem melhores, chega a aceitar que tem depressão, que faz parte, que é a vida e tal. Tem dias que consegue enxergar como a vida é a coisa mais maravilhosa do mundo e até pensa em fazer terapia para conseguir sair dessa.
Tem dias que é tudo azul, tem dia que é tudo cinza.
As vezes vc senta e chora, sem motivo nenhum.
As vezes vc quer ficar quietinho e se distancia, sem mesmo ngm ter te feito nada.
É o que é.

Tem gente que se recupera e recebe "alta" dessa chatice que é a depressão.
Tem gente que vive pra sempre com essa doença psicológica.
Tem gente que se acostumou tanto com "ela" que tem medo de pensar na vida sem ela.
Tem gente que acredita na cura.
Tem gente que acha que é impossível.
Tem gente que é compreensível com quem tem depressão.
Tem gente que acha que é frescura, que queremos chamar atenção.
Tem gente que morre. Mas tem gente que sobrevive.
Tem gente que vive, sorri e ama.
Tem gente q joga a toalha.
Mas depressão tbm é uma grande lição, mas somente para aqueles que prestam atenção.

Depressão não é estar sempre de cara triste, chorando, amargurado, esgotado, e todas essas coisas.
Soube de alguém que chorou de tanto rir pouco antes de se matar.
Soube de pessoas que souberam fingir tão bem que todo mundo acreditou que estava bem.
Soube de pessoas que pediram ajuda e não foram ouvidas.
Soube de pessoas que cobraram 200 reais por 40 minutos de consulta para ajudar alguém.
Conheci pessoas que achavam que eu queria chamar atenção, que era frescura.
Menino mimado, filho único é assim, me falaram.
Tive amigos que correram o máximo que podiam para chegar e me estender a mão para que eu não chegasse até o fundo do poço, tive amigos que ficaram sentados esperando eu ter um pouquinho de força para agarrar a corda que eles jogaram pra me tirar do buraco e não me abandonaram.
Tive pessoas que deram as costas.
Pessoas e pessoas, amigos e conhecidos, de alguma forma vieram e se foram.
Depressão é foda, é foda pra caralho!

Ah!
E ansiedade é tipo querer que o momento ou alguém chega logo.
Tem tbm a ansiedade mesmo quando nada está acontecendo.

A síndrome do pânico é um medo absoluto de alguma coisa, seja ele racional ou não.
Independente se faça sentido ou não.
Por exemplo, quando fui diagnosticado com depressão, eu tinha medo de frequentar lugares novos, lugares que eu nunca tinha ido antes, pq eu achava q se fosse em algum lugar novo, eu ia morrer e eu não queria morrer.
Faz sentido? Não, mas era um medo que me dava uma ansiedade inexplicável e chegava a me dar dor física, é horrível, de novo, é foda pra caralho!

Não tenho conselhos bons sobre essas coisas.
Só acho que quando vc se conformar sobre seu diagnostico, fica mais "fácil", pq é isso pronto e acabou, já era, entende?

Espero ter conseguido de alguma maneira explicar, o que é a depressão.
Espero que vc tenha lido esse post, eu não vou identifica-la.
Espero que vc nunca tenha esse diagnóstico.
Fique bem.

Vida que segue.

Um abraço,
Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário