terça-feira, 15 de novembro de 2016

Cuidados com o que falamos


Quantos amigos você tem que foram diagnosticados com depressão?
Quantos amigos você tem que tomam antidepressivos?
Se você respondeu um ou mais, agora me responda, quantos desses você tem certeza absoluta?
Quantas vezes você se esforçou para ajuda-lo? Quantas das vezes deu certo? Quantas vezes você desistiu e quantas vezes você pensou consigo mesmo que já não tinha mais jeito?

Você não é obrigado a ser baba de ninguém, nem um amigo 24hrs, muito menos responsável por qualquer coisa que esteja acontecendo.

Você já teve depressão?
Você já desejou morrer porque achou que era a unica maneira de parar com a dor?
Você já se auto mutilou?

Você nem precisa ser a pessoa que lhe estende a mão toda vez.
Você apenas precisa ter consciência das coisas que você fala para alguém que esta nesta situação ou esta tentando sair desta situação.
Você não quer falar coisas positivas? Ok, não fale, mas dispense também as negativas, no caso, não fale nada.

Se a pessoa é apaixonado pelo seu trabalho. Deixa ser.
60% de chances dela realmente amar seu trabalho e 40% de chances dela usar o trabalho como uma fuga de sua própria realidade. E quer saber? Mesmo que ela esteja dentro deste 40% não julgue, simplesmente não julgue. Você não tem ideia pelo o que ela esta passando a ponto de fugir de sua própria realidade.

Querendo ou não TODO O SER HUMANO de alguma maneira ou de outra foge da realidade. A diferença é que algumas pessoas sabem disfarçar, ou usam coisas tão simples para fugir que nem notam que estão também fazendo isso.

Tome cuidado quando estiver conversando com alguém assim, ok?
Essas pessoas não pediram para ter depressão, elas infelizmente tem depressão e para vencer isso é preciso de uma força 5x maior do que a que você tem para encarar o dia a dia. E vale lembrar que a depressão não tem cura não meu amigo, tem apenas tratamentos, como se fossem muletas para ajuda-las a continuar andando nessa guerra louca que a vida é.

Não ter vida social/pessoal faz parte do quadro depressivo.
Pode ser feito o que for e como for mas as vezes nada será suficiente para que a pessoa veja que a vida é tão bela e breve como você vê isso todos os dias.

Tem vários tipos de depressão.
E uma delas é quando a pessoa acredita de verdade que vai terminar a vida sozinho jogado em algum lugar.
Quando ela acredita de verdade que fez algo tão absurdo na vida que merece ser sozinho, mesmo não tendo feito nada.
É se contentar com o mais básico de tudo porque acredita que não merece nada melhor e você pode simplesmente colocar um outdoor em frente a casa dela dizendo o quanto ela é maravilhosa e não será suficiente.

Quem é amigo de verdade sabe que haverão dias de sorrisos, haverão dias de lágrimas e haverão dias que você só vai poder ficar calado ao lado dela e nada mais. Sempre existirá aquele amigo que vai tentar até onde não poder mais te tirar dessa merda toda mas infelizmente não depende dele, infelizmente não existe mágica, infelizmente não existe um jeito. Mas existe o carinho, o amor, o companheirismo, a compreensão e a paciência.

Quando falam para esta pessoa sobre família se aplica tudo o que eu acabei de dizer. Não fale o que você não sabe. Afinal, você sabe só aquilo que a pessoa te conta, não é verdade? Já parou para pensar no que mais acontece, mas que ela não te conta? Já parou para pensar porque será que ela não gosta de ficar muito tempo dentro de casa? Não julgue o livro pela capa, não julgue as pessoas pelo que você acha que sabe delas, porque a história é muito mais do que realmente foi contada. Simples assim.

Apenas tenha cuidado com o que você fala...

Pedro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário