domingo, 29 de julho de 2018

E depois?


No fim das contas, a vida eh um breve momento, vc não percebe quando ela começa e quando termina, vc apenas sabe q começou e que um dia mesmo que vc não queira, vai terminar.

No fim das contas, 90% desse momento nós deixamos no piloto automático, trabalhando todos os dias pq as contas vão continuar chegando e o resto fica para depois.

Depois eu visito aquele amigo, depois eu ligo para a minha prima, depois eu vou visitar meus avós, depois eu tomo uma cerveja com aquele camarada, depois eu ligarei para dar os parabéns, depois eu respondo a mensagem, depois eu saio com meu sobrinho, depois eu passo algumas horas com a mãe, depois eu marco um café com aqueles amigos de longa data, depois eu fico mais com a família, depois eu doo sangue, depois eu faço um check up da minha saúde, depois eu dedico um tempo a Deus, depois eu procuro pelo amor, depois...

Depois o momento passou.
Depois a oportunidade acabou.
Depois a pessoa morreu.
Depois é tarde demais.
Depois você morreu.


A vida não pode ser deixada para depois, a vida é o agora, é esse momento, não é o passado, não é o incerto futuro, é esse segundo. O arrependimento quando instalar em vc seja qual for o motivo, nunca mais na historia da humanidade deixará de existir, vc pode até aprender a viver com ele, esquecer dele por um tempo, mas ele nunca mais deixará de existir em vc e não existirá absolutamente nada que vc poderá fazer para mudar isso.

Ninguém disse que a vida seria fácil, que a morte seria aceitável, que nascer e morrer seria opcional, sua única escolha nesse pequeno intervalo, entre o início e o fim, eh viver uma vida digna ou viver uma vida inteira de arrependimentos.

Pior ainda é admitir que só quando estamos passando por uma situação muito triste, como um parente próximo no hospital que pode morrer, ou parentes de grandes amigos falecendo, que a gente tira a vida do automático por alguns minutos e pensa nisso tudo. 

Por exemplo, já parou pra pensar que quando alguém da família morre, a família esta reunida depois de anos afastados, fazendo promessas de se verem mais vezes? Não, isso não eh uma indireta para ninguém não, eh um fato real, o trabalho virou algo tão importante em nossas vidas, em um nível em que deixamos tudo para depois e quando perdemos alguém, a gente puxa o freio de mão e pior q isso eh admitir que esse freio dura alguns dias e depois já estamos no automático novamente e o fizemos, as vezes sem perceber, outras vezes pq estamos programados para acreditar que a vida tem q continuar, pq as contas vão continuar chegando, pq o mundo não para em respeito ao nosso luto, ou até mesmo usamos o trabalho como desculpa para não termos q lidar com sentimentos ou para nos fazer esquecer q somos humanos e a dor nos derruba, por amarmos demais, por termos deixado para depois e não poder voltar atrás.

Não estou julgando absolutamente ninguém, pq sinceramente, me dói admitir isso, mas até eu mesmo tenho deixado a minha vida no automático por acreditar que eh mais fácil assim do que ter que arrumar forças para enfrentar a situação. Eu mesmo tenho deixado muita coisa para depois, eu mesmo tenho cometido erros atrás de erros, com cicatrizes de arrependimentos espelhados pelo meu corpo e eu mesmo sei que quando tudo isso acabar, a vida estará 100% no automático e só vou me dar conta disso só quando me deparar com outra situação que me corrói tanto por dentro como essa atual e ainda me perguntarei como que eu pude escrever sobre isso e acabar do mesmo jeito que antes sem nada ter mudado? 

Como eu posso querer valor nas minhas próprias palavras depois de tudo? Como que eu posso ser idiota em um nível desse e ainda continuar escrevendo? Talvez seja na esperança de que algum dia alguém leia esse post e veja nele algum sentido para ser diferente, para ser humano ao invés de robôs vítimas de um sistema infernal que nunca irá mudar.

Todos os dias eu repito que não vou atrás dos meus sonhos pessoais por causa da minha avó, mas (Deus me livre) quando ela falecer, eu vou atrás ou vou arrumar outra desculpa?
Eu ainda terei tempo ou será tarde demais?
Porque é como eu disse ali em cima, a vida é o agora e o tempo esta passando depressa demais.
Obviamente não podemos ter tudo na vida.
Não podemos realizar todos os nossos sonhos.
E a cada linha que escrevo eu vou dizendo e contradizendo ao mesmo tempo, tento escrever reto em linhas tortas, mas afinal, cada um tem que decidir o que quer para si, para sua vida e até onde estará disposto a ir.

Você pode ficar sentado ou trancado no quarto lamentando tudo o que esta errado ou você pode pegar um papel e uma caneta e começar a anotar tudo o que esta errado em sua vida e as possíveis soluções para mudar isso, você pode ser refém do seu próprio sofrimento ou você pode dar um basta, tomar uma atitude e mudar o rumo da sua história, parece simples dizendo assim, eu sei que não é, mas cada detalhe da sua vida que esta errado, só vai continuar errado se você permitir.

Lembre-se: Só temos uma vida. Uma.
Só temos um momento. Um.
Oportunidades, batalhas, conquistas e derrotas que fazem uma história.

Pensem nisso.
Eui tbm pensarei.
Não espere o risco de um grande acidente para puxar o freio de mão.
Não espere pelo depois, use o agora.

Viva.


Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário