quarta-feira, 28 de março de 2018

Vamos falar sobre a depressão?


Boa noite amiguinhos.
Como estão vocês?
Eu estou bem.
Mas resolvi que hoje será um post sobre a depressão.
Não adianta eu sair por ai provando para todo mundo que depressão é uma doença como qualquer outra, que não é frescura ou falta de vergonha na cara.
Depressão não é uma maneira que as pessoas usam para chamar atenção.

Eu tenho quatro amigos, que não citarei os nomes, porque não vou expor ninguém, esses quatro amigos estão com depressão, são 3 garotas e 1 garoto e me incomoda muito eu ver eles sofrendo e não poder ajudar, porque galera, não adianta você ficar falando para a pessoa que ela tem que ser forte, que tem que superar, que tem que tomar vergonha na cara, que tem que parar com mimimi ou qualquer outra coisa que você pense em falar, não é só arrancar a pessoa da casa dela e levar ela pra sair, porque a diversão que você vai ter, muito provavelmente ela não vai conseguir ter.

Pessoal, nós não sabemos a história inteira de ninguém, apenas a nossa mesma.
Nós não sabemos as situações que elas estão passando ou as guerras que estão lutando.
Não cabe a nós julgar. Não cabe a nós ficar falando o que eles tem que fazer.
Eles precisam de uma ajuda que nós não podemos dar, não porque não queremos dar, pelo contrário, porque nós não temos experiência, não estudamos a mente e não podemos dar receita de antidepressivos e é por isso que eu peço tanto para que eles procurem ajuda profissional.
Mas nós podemos ajudar um pouquinho, sabe, as vezes, não precisa dizer nada, apenas sente do lado dela, faça companhia, mesmo que por alguns minutos, mesmo que em silêncio.
Dê seu ombro amigo, saiba escuta-los, deixe desabafa-los, tente ajuda-los a ver o lado bom da situação, mas não forcem, querendo ou não é muito delicado, é preciso ter cuidado, não basta dizer "Ah meu amigo, vamos jogar bola, para de bobeira, vai ser bom para você."
Eu sei que falei que a gente tem que ser mais amigo do que nunca, mas nós não podemos achar que a gente sabe o que é melhor para a pessoa, não funciona assim.

E olhem, eu sou prova viva de que fazer terapia não é algo tão imbecil como parece.
Eu fiz terapia e foi muito bom, me ajudou muito a ver a vida de outra maneira, o mundo de outra forma, não, eu não tenho todas as respostas do mundo, eu não sei lidar com todas as situações e muito menos, eu não me tornei melhor do que ninguém, eu apenas encontrei forçar para continuar tentando.
Pelo jeito que eu falo nesse post esta parecendo que já estou 100, não é?
Não estou. Não sei se um dia estarei, mas eu sigo tentando.
O lance pessoal, é que uma pessoa com depressão, nem sempre ela fica enfiada dentro de casa, sem comer, sem tomar banho, sem vontade de viver, chorando pelos cantos, cortando os pulsos, existem muitas pessoas que colocam uma máscara e conseguem enganar todos a volta deles, simplesmente para evitar as criticas que todo mundo sabe que terá, evitar perguntas que ninguém quer ficar respondendo e acima de tudo evitar aquele olhar de pena que os outros soltam quando sabe que o amigo esta mal.
É por isso que eu continuo dizendo pessoal, não julgue as pessoas, vocês não sabem pelo que ela esta passando, vocês não sabem como esta a mente e o coração delas.
Nós sabemos que o respeito é o mínimo que temos que ter com o próximo.
Mas a compaixão, a humildade, o companheirismo, são tudo coisas que vem logo atrás do respeito, principalmente se a pessoa em questão é seu amigo ou amiga.



O último estágio da dor humana, é a fase exata onde a alma dói de verdade.
Eu saberia dizer de outra maneira.
Galera, dor física, você vai lá e toma um remédio que logo passa, para dor na alma não existe remédio, não existe nada que você possa fazer para que aquela dor seja aliviada, tem dias que dói tanto que parece que não da mais para respirar, dói tanto que parece que tudo dentro de você esta se quebrando e você esta sangrando sem parar.
É uma dor que acaba com a gente.
Tem pessoas que insistem que não precisam de ajuda profissional, que antidepressivo é só mais uma droga para viciar as pessoas, que terapia é uma perda de tempo enorme.
Não é assim pessoal, não é. Ajuda sim, eu prometo.
Não deixem chegar ao fundo do poço para então entender que é preciso de ajuda.
Eu estive lá, é horrível e eu faria qualquer coisa para evitar que pessoas que eu gosto muito chegarem até lá, o fundo do poço é uma agonia tão grande, tão louca e perturbadora, que Deus me livre ver alguém lá. Não há motivos para ter vergonha, não é preciso ter vergonha.

Então...
Amigo e Amigas...
Eu quero que vocês saibam que eu sempre estarei aqui.
Muito provavelmente eu não terei os melhores conselhos e não vou ter as respostas.
Mas eu estarei aqui.
Eu irei ouvi-los, darei a minha atenção, o meu ombro.
Eu tentarei ajuda-los de alguma maneira.
Eu não sou a solução e nunca serei.
Mas eu ainda estarei aqui, para vocês.
Não hesitem em me procurarem, nem que seja para ficar sentado ao seu lado em silêncio.
Eu não sou o melhor amigo que uma pessoa pode ter, por gente, o que eu tenho de defeito não é mole.
Mas eu ainda estarei aqui.
Deixem-me entrar.
Me deixem ser amigo de vocês, deixem ser o meu ombro para vocês.
E talvez, pode parecer a coisa mais imbecil que você vai ler hoje, mas eu prometo do fundo do meu coração que as coisas vão melhorar. Talvez não esta noite, nem amanhã, mês que vem ou os próximos meses, mas as coisas vão melhorar.
Porque meus amigos, quando eu olho para vocês, eu vejo grande guerreiros, eu vejo uma força muito maior do que vocês podem imaginar e eu tenho a certeza absoluta que um dia vocês irão superar tudo isso e vão dar a volta por cima e quando isso acontecer, eu ainda estarei aqui.
As vezes pode parecer que eu estou me afastando de vocês, mas não é isso, é porque eu não sei o que falar, não sei o que fazer e fico chateado por não estar conseguindo ajudar.
Mas vou repetir quantas vezes for preciso!!!
Precisam desabafar? Estou aqui.
Precisam chorar? Estou aqui.
Precisam encher alguém de murro? Estou aqui.
Precisam gritar? Estou aqui.
Precisam de alguém para ficar ao seu lado em silêncio? Estou aqui.
Precisam de alguém que te lembre todos os dias que vai ficar tudo bem? Estou aqui.
Eu sempre estarei aqui para vocês. Sempre.
Mas lembrem-se de que antidepressivo e terapia não são milagres, os resultados não virão em 3 dias, não funciona assim, é preciso de tempo e para alguns casos, um tempo maior e é preciso que vocês se ajudem também, droga, olha eu ai querendo falar o que vocês devem fazer, desculpem, mas estou tentando dizer que o remédio e a terapia são as muletas para ajudar a alma a andar, mas é preciso que vocês deem o primeiro passo, o segundo e o terceiro, vocês tem o apoio, mas quem precisa dar os passos são vocês.

Hoje uma pessoa veio me agradecer por eu estar dando apoio e tal, ninguém precisa me agradecer não, eu costumo cuidar dos meus amigos, ou pelo menos tentar.
Temos que ser unidos, cuidando sempre um do outro, valorizar a amizade que temos.
O companheirismo é tudo. A parceria é essencial.

Então, meus amigos, lembrem-se: Eu estou aqui.
Basta gritar.
Basta chamar.
Basta me procurar.
Eu sempre estarei por aqui.

Um abraço.

PD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário