sábado, 21 de outubro de 2017

E a novela chegou ao fim...





 Boa noite amiguinhos.
Talvez esse seja meu último post falando sobre a novela "A força do querer", afinal, ontem foi o último capitulo e quer saber? Já estou sentindo saudades. Muitas!!
Tem gente que sofre com o fim de uma série, não é? Eu to sofrendo com o fim dessa novela, pq quem me conhece sabe, que ela foi muito, mas muito importante pra mim e vai me fazer uma falta lascada.

Eu não tenho nenhum contato com qualquer famoso da Globo, mas se eu tivesse a chance de poder agradecer a autora da novela, Glória Perez, eu faria isso sem pensar duas vezes, olha, na verdade, eu não sei bem o que eu diria pra ela pq o que ela fez foi tão incrível, tão especial, a novela simplesmente entrou pra história brasileira, fazia tempo que não falavam tanto de uma novela como falaram dessa, na minha opinião pessoal, explodiu de sucessos, Gloria não teve medo de falar sobre um assunto tão polemico e ainda tabu como a transexualidade.
Gloria não teve medo das criticas e das consequências.
Gloria não mediu palavras e muito menos esforços para fazer acontecer e ainda mais em uma novela das 21h, coisa que eu nunca no mundo achei que poderia vir acontecer.
Nenhum dos meus livros, textos ou post do blog chegaria aos pés do que a Glória escreveu e tenho a certeza de que vai levar um bom tempo até que a gente comece a esquecer e um tempo maior, bem maior, até que alguém faça um trabalho tão bem feito como esta novela, alguém que de a cara a bater pra sociedade em horário nobre em rede nacional, a ponto de fazer sua novela ser muito comentada em outros lugares do mundo, teve uma festa onde os atores assistiram juntos o último capitulo, ai como eu queria estar lá, não só pra abraçar a cada um, mas também para plaudi-los em pé, pq cada um deles também fizeram um trabalho inesquecível, um trabalho em conjunto que deixou o público de boca aberta e foi emocionante cada capitulo.

Resumindo, muito obrigado Glória Perez, muito obrigado mesmo, por ter explicado para esta sociedade como as coisas realmente são e sei que tocou pelo menos uma parte da população e sei que algumas pessoas passaram a entender melhor a identidade de gênero.
Por ter tido coragem, compreensão e paciência, o trabalho foi duro, para todos, eu sei, mas a missão foi cumprida e o trabalho foi incrivelmente especial.

Agora, vamos falar rapidamente de alguns personagens que consegui pegar as fotos no Google? Pq a internet não esta ajudando muito rs.
Obs.: O que será dito ai em baixo é minha opinião pessoal, ok?!


Cibele... Eu não gostei do final dela.
Achei forçado colocar que ela casa com ela mesma, eu já vi casos reais de que isso realmente aconteceu, mas sei lá, podiam colocar ela de volta com o Ruy, o cara que sempre amou, não, eu não quero conto de fadas não, mas sei lá, ficou parecendo um chamado de desespero "olhem pra mim, eu estou aqui." ou sei lá, que ela conhecesse alguém, tivesse um trampo legal no exterior, algo assim, não tenho muito o que falar, mas gostei que ela deu o resultado do exame pro Ruy, na tentativa de ajeitar as coisas para ele no final.



 Sabiá! Ah eu gostava muito de cara, muito mesmo.
Teve uns trouxas ai que falaram que foi ato de racismo colocar um negro na pele de traficante, ah meu ovo né galera, primeiro que quando ele aceitou o papel ele sabia que seria um traficante, segundo, que era um papel importante e terceiro, eu não consigo imaginar nenhum branquelo fazendo o papel melhor do que ele fez, nem Rubinho, o branquelo do morro, conseguiu supera-lo. Ele soube fazer o papel muito bem feito e deixou muita gente de boca aberta, eu não teria mudado nada, quer dizer, queria que ele não morresse, pq apesar de ser do tráfico, ele não tinha maldade não, bom, pelo menos eu não via ele dessa maneira, afinal, vale lembrar, que na vida real, políticos e religiosos estão fazendo coisas horríveis e inacreditáveis que deixam o tráfico no chinelo.
Nota 10 para o ator, para a representação e tudo mais e principalmente por não deixar se atingir com os comentários idiotas de quem nada sabe e acha que pode sair julgando. Parabéns, mano!


 E essa turma, hein? Amei todos eles.
Começo dizendo que foi muito legal ver que eles não são como muitas pessoas por ai que só pq chegam em uma certa idade, começam com a frescura de que não podem mais fazer diversas coisas, né, mãe? Eu sei que vc esta lendo isso não foge não, volta aqui!
A mãe da Jeiza, sempre preocupada com a filha, mas de certa forma, apoiando, sendo amiga, ajudando e sempre na esperança de encontrar alguém que lhe amasse de verdade.
Outra pessoa que foi muito paciente, foi a irmã do Abel, pq pra aguentar Abel e Ednalva se pegando todo santo o dia, todos os momentos, por todos os motivos não é para qualquer um não viu, eu quase que não tenho paciência com o povo aqui de casa, imagina esses dois na minha orelha o dia todo, eu enlouqueceria, com toda certeza!!
Mas gostei muito que a Nazaré arrumou um cavalheiro em sua vida e que Abel e Ednalva finalmente entenderam que as brigas, no fundo, era amor e se casaram.
Mas admito que queria que a mãe da Jeiza tivesse encontrado alguém pra ela também, pq ela foi uma amiga e mãe maravilhosa, a história dela foi bonita e esse povo sabia festejar, mas sabiam FESTEJAR MESMO! Carimbó, muita musica, umas comidas que eu nunca ouvi falar, mas estavam sempre alegras, cuidando uns dos outros,
Vou sentir saudade. Parazinho!!
Ah! Só mais uma coisa! Peguei a mania da Ednalva: O PAU TE ACHA!


 E as meninas super poderosas, hein?
Foi muito legal a Glória contar a história da Bibi Perigosa, embora tenha sido baseado em fatos reais, eu não sabia nada sobre a história e no fim foi uma vida dentro de um carrinho na montanha russa, altos e baixos, mas no fim, bem lá no fim, tudo deu certo.
A atriz representou muito bem, até me perguntei como que ela conseguia chorar em todas as cenas, não podia ser possível rs. 
Mas a verdade é que nem todo amor vale apena pagar o preço alto que ele custa,  não é mesmo Bibi?
E vale lembrar que ninguém ensina melhor do que a vida e que alguns, infelizmente, aprendem apenas pela dor.

Jeiza foi uma das minhas favoritas, policial e lutadora.
Soube dividir o tempo entre o trabalho, a luta e os namorados.
E mesmo quando as pernas tremiam, mesmo quando o estomago estava pedindo arrego, o coração a mil, ela sempre estava lá fazendo seu trabalho da melhor maneira possível e mesmo sabendo que estava enxugando gelo o tempo todo, ela continuava lá, firme e forte.
E foi assim com a sua luta também, treinando sempre que no fim levou o cinturão!

E a Ritinha, ah essa Ritinha viu, rs. "Lasquei-me."
Uma das lições mais bonitas veio dela: "Eu gosto dos dois, mas gosto mais de mim."
Sempre deu a cara a bater, sem medo, sem frescura, não nasceu pra ser presa e insistiu até o fim no seu sonho, simples, de ser sereia e foi uma mãe maravilhosa.
As reações dela diante da situação do Ivan me fizeram desejar querer uma mulher como ela pra mim!

E o que as três tiveram em comum?
Amor.
Bibi abriu mão de uma vida inteira pelo Rubinho.
Jeiza perdeu a chance de conquistar o cinturão pelo Zeca.
E Ritinha molhou o casamento como Zeca, pra se mostrar pro Ruy, pq adora que os caras ficam desejando ela, depois molhou o casamento com o Ruy por causa do Zeca e no fim não ficou com nenhum, fez sua melhor escolha, ela mesma...e o pedacinho!


Dupla inseparável. Gostei que a prima conseguiu um parceiro também.
Mas o mais lindo, foi o companheirismo dela com a Ritinha, o pau podia achar ela sempre que a Ednalva aparecia, mas ela nunca foi de ficar entregando a Ritinha, estava sempre ao lado dela, ajudando no que podia, companheirismo é isso, amizade é isso, ser irmã é isso!


 A mãe da Bibi, só posso dizer uma coisa: AMOR DE MÃE NÃO TEM MEDIDAS!
Mesmo não aprovando a vida que a filha levava, estava sempre preocupada e esteve ao lado dela até o fim, mesmo depois que foi presa, continuou lá, firme e forte.


 Biga! A lição inesquecível sobre AMOR PRÓPRIO independente e acima de qualquer coisa.


Foi legal saber quem uma mulher trans fez papel de uma mulher cis.
Embora ela só fez bosta atrás de bosta pq tinha amizade com o capeta, ela representou muito bem e a presença dela na TV foi uma vitória também.


A prima perfeita. Não saiu do lado do Ivan nunca, nem quando ele assumiu ser trans gay.
Sempre apoiando, ajudando, dando forças, ajudando levantar a cada queda.
Se todos os trans tivessem uma pessoa assim ao seu lado, com toda a certeza, tornaria a nossa luta diária um pouco mais fácil.
Menina com o coração de ouro!
E os pais dela?
A mãe viciada em jogos, a Simone, sempre compreensível e querendo ajudar e mesmo com todos os problemas que a Silvana tinha, ela ainda deu jeito de conseguir dinheiro pro Ivan se reerguer quando ele saiu de casa, ponto pra tia!
E ainda bem que ela tinha uma empregada fiel, pq se não, nem essa ajuda teria acontecido.
O pai, tipico de machão antigo, achando que é o poderoso e ninguém o engana, no fim das contas foi o mais enganado, pela empregada, pela esposa e pelo funcionário. Quem diria, não é mesmo?
Achei legal eles terminarem juntos apesar de tudo, mas não achei nenhum um pouco legal ele escolher peças para que o Nonato participe como homem, pq ele tem que fazer o que ele bem quiser, ele tem que representar quem ele bem quiser, se vestir e agir como sentir melhor, ser patrão não significa que é o dono do cara!
Graças a Deus, minhas duas chefes sabem que eu sou homem transexual, me aceitam, me respeitam e me dão apoio.


Essa criatura maravilhosa é o ator que representou o Nonato, rapaz de grande coração, travesti e muito amável, sempre fiel ao seu patrão, aos amigos e nunca, mesmo apanhando na vida, nunca deixou de lutar pelo seu maior sonho e conquistou, brilhou e alcançou o topo!
Vou sentir muita falta desse personagem.
E olha, foi uma travesti mais linda do que muitas mulheres por ai!

Alguns outros...
Caio - Apesar dos pesares e olha que teve muitos pesares hein, ajudou a Bibi mesmo quando tudo estava perdido, deu apoio a mãe dela, mesmo quando tudo estava acabado e no fim, mostrou pra Bibi que quem amava grande mesmo, era ele.

Ruy - Teve sua lição de vida, claro, mas não deveriam ter mostrado que ele cumpriu alguns anos de prisão pela tentativa de matar Zeca?

Zu e Dita - As empregadas fiéis!

Abel - O amor de pai. E ainda mostrou que da pra sair muito bem sendo um pai solteiro!


Joyce- Mãe de Ivan, mulher forte, conseguiu superar a traição do marido e aprender com o filho que a aparência exterior não é importante e sim a beleza interior.

Eugênio - Pai do Ivan, que aprendeu a aceitar e continuar amando seu filho e ajudou a Joyce a compreender as coisas e aceitar aquilo que não pode ser mudado.


Se eu pudesse seria como ele, seria sim!
Apesar de ser um cara machista, sempre repeitou muito seu pai, sua tia e suas namoradas.
Sempre deu valor a família e ao trabalho.
Defendeu seus sonhos e na hora das maiores decisões, agiu com o coração.
Sem falar que ele tem um corpo e uma aparência bem da hora.
Lembro quando eu era moleque ainda, desejando ter olhos claros e ter barba rs.


E teve o Claudio, que mostrou que é possível sim se apaixonar pela pessoa independente do sexo dela. Ele começou namorando a Ivana, que mais tarde foi se descobrir homem transexual, com a ajuda do Tarso, transexual que teve uma rápida passagem pela novela.
E justamente por essa paixão dos dois que Ivan se descobriu homem trans gay.
E o Claudio deu um soco na cara da sociedade, quando mostrou, que não é só pq Ivana agora era Ivan que tudo tinha que acabar, acredito que só não aconteceu antes pq ele foi embora para tentar esquece-la, mas dizem, que tudo acontece no tempo exato que tem que acontecer, não é mesmo?


E por fim, meu personagem favorito, o Ivan.
Na foto do lado esquerdo era quando vivia como Ivana, uma luta sem fim contra si mesma, uma luta de cair no chão sangrando várias vezes e levantando com a ajuda da prima Simone, ao lado esquerdo, já iniciando a transição, Ivan, finalmente sentia a liberdade de viver como realmente era.
Muitas coisas que ele passou na vida dele, eu passei também.
Principalmente as crises, quem conhece a minha história sabe bem que não foi fácil e não esta sendo fácil, ainda mais agora que já estou com 31 anos e não conquistei mais nada.
Eu poderia passar a noite toda falando sobre Ivan e como a sua participação na novela foi especial para mim, mas não teria palavras suficiente.
Deixo aqui um agradecimento profundo pela atriz que aceitou fazer o papel e fez muito bem feito, que deu a oportunidade, não só dos pais de trans, mas de um país inteiro aprender sobre a transexualidade, transição e sexualidade.

Vou sentir muita falta dessa novela.
Foi muito marcante.
Tão marcante, que pela primeira vez, vou assistir o capitulo repetido, só para ver eles pela ultima vez.

Espero de coração que essa novela seja apenas a primeira de muitas abordando esses assuntos tabu!

GLÓRIA PEREZ COMEÇA ESCREVER OUTRA NOVELA FODA ASSIM MAS É JÁ OU O PAU TE ACHA! O PAU, TE ACHA, GLÓRIA!

Abraços a todos!
PD.

Obs.: Quem me dera ter a coragem e determinação que Ivan teve...







Nenhum comentário:

Postar um comentário