terça-feira, 25 de abril de 2017

25/04/2017


Boa noite amiguinhos.

Hoje na novela, a prima da Ivana insistiu para ela ir ao analista.
Me lembrou da primeira vez que eu tive que ir já na fase adulta.
Bom, eu fui algumas vezes quando criança, mas acho que não conta, pq a moça só me fazia ficar desenhando e eram sempre os mesmos desenhos...

Quando eu entrei em crise, quem leu os post anteriores já sabe, eu pratique automutilação por um tempo, eu apaga meus cigarros no meu braço e ficava com o cigarro ali até queimar e ficar uma marca, pq eu achava que enquanto a ferida estava ali aberta a dor que eu tinha dentro do peito não ia me perturbar, mas eu estava seriamente enganado, a gente acaba com duas dores, mas sinceramente, isso não me impediu de continuar me queimando.

O problema é que eu tinha (sim, no passado, pq ela foi embora.) eu tinha uma amiga que sempre andávamos juntos por todos os lugares de SP, todos os finais de semana, nossa amizade era a maior prova que o mundo poderia ter de que existe sim uma amizade entre homem e mulher sem pegação, sem segundas intenções, uma amizade sincera e bonita. E essa minha amiga que jurou que nunca contaria a ninguém, confiei o meu segredo da automutilação e é claro que ela ficou super preocupada, eu também teria ficado se fosse ao contrário. 

Ela contou para uma amiga nossa do RH da empresa onde trabalhávamos, sim, no passado porque agora ela trabalha em algum outro lugar, em algum canto do país. Enfim, ela contou para essa outra amiga que levou o assunto para o chefe que levou adiante e bla bla bla que no fim eles me ofereceram ajuda psicológica sem custos. No primeiro momento eu recusei, eu achava que eu não precisava, eu tinha tudo sob controle, acho que todo mundo acha isso no começo, eu não sei. Alguns meses depois uma outra garota que também trabalhava comigo e que eu era loucamente apaixonado por ela, mas nunca revelei pq eu sabia que não teria chances, ela também sacou a situação e ai também foi falar com essa nossa amiga do RH que o processo todo rolou de novo e lá estavam eles me pedindo para conversar com uma psicologa.
Tanto insistiram que acabaram me convencendo. Seis consultas e eu estaria livre disso. Pensei comigo mesmo que mal não faria, alias, não faz.

Eu hesitei muito para ir, mas aquela minha amiga a qual falei que saíamos sempre, vamos chama-la de amiga A, ok? A que eu era apaixonado é a amiga B.
A minha amiga A apareceu, como ela sempre fazia, salvando meus dias, salvando minhas noites, me trazendo paz e alegria, como sempre fez. Ela foi comigo na consulta. Ela esteve lá na primeira, na segunda e esteve na última tbm, não minto, o apoio e companheirismo que ela me deu foi tudo o que eu precisava naqueles dias.

Enfim foi ai que conheci a Dra. Silvia. A melhor psicologa que eu conheci até hoje.
Eu indico ela para as pessoas sem hesitar, simplesmente, ela é especial demais, inclusive, se ainda fosse sem custo, eu estaria com ela até hoje rs.
Contei a ela todos meus medos, agonia, dramas, etc e no primeiro momento a gente já se deu bem, admito que fiquei com um pé atrás porque ela é uma senhora de idade já e sempre julguei que pessoas da 3º idade nunca entenderiam o que tento dizer, mas ela super me surpreendeu, entendeu e me ajudou muito.

Antes eu queria mais do que tudo na vida a resposta de uma pergunta que agoniava a minha vida inteira, me tirava sono. "Pq eu?" Sério, pq tipo, grandes batalhas deveriam ser dadas a grande guerreiros ou pelo menos que tem paciência de continuar um dia após o outro até ganhar a guerra e eu não tenho a menor das paciências.

E a verdade é que essa pergunta não tem uma resposta exata, o máximo que ela conseguiu chegar foi tentar me fazer entender que é a minha natureza e que todo mundo tem a sua. Eu me lembro de um dia que fizemos um exercício, eu precisava imaginar um lugar bem calmo, um mar tranquilo, um vento gostoso, um final de tarde, só ouvindo o barulho do mar, eu estava sentado em uma pedra apreciando o momento único e lembro dela ter me perguntado quem estava sentado na pedra ao lado da minha neste momento único e surpreendentemente eu respondi que ninguém estava lá. Lembro dela ter ficado surpresa também. Pediu para eu "olhar" direito. Ver se não tinha ninguém da família, um amigo, namorada ou Deus.

Não tinha ninguém.
Eu sei que as coisas não são assim.
Eu sei que tem pessoas que gostam de mim.
Eu sei que tem pessoas que se preocupam comigo e me querem por perto.
Mas acho que você já leu por ai que a pior solidão é se sentir sozinho no meio de uma multidão de gente e na época eu não via ninguém sentado ali mesmo e eu não sei o que eu responderia se me perguntasse hoje novamente, acho que continuo não enxergando ninguém e é estranho pq eu vejo as pessoas na minha volta, eu gosto de muitas pessoas que estão ou estavam na minha vida só não sei explicar bem o pq a pedra continua vazia rs.

Enfim, ela me deu um pouquinho de paz. Ela tentou me ajudar da melhor maneira possível, não estou 100% e acho que eu nunca estarei, mas ela me ajudou a caminhar rumo a essa conquista. Tirei muitos elefantes das minhas costas ao ir em um analista e até fiquei triste quando as sessões acabaram, irônico né? No ano seguinte ganhei 12 consultas com o Dr. Thales, mas ele não chegou aos pés dela e infelizmente ela não aceita convênio rs.

O que eu estou querendo dizer é que conversar com um analista, psicologo ou sei la eu como vc chama, as vezes, nos faz muito bem e eu recomendo muito isso para as pessoas, pq sou prova viva de que alguma diferença faz. Mas não vá com a bola toda. Ela não vai te dizer o que fazer, ela não vai responder a todas as suas perguntas e vc francamente tbm não responderá, nem todos os relacionamentos psicologa x paciente são 100%
Mas ela irá te ajudar a ver a mesma situação de ângulos diferentes e consequentemente conseguir pensar em outras opções para cada situação que vc passa e acredite amiguinhos, faz uma diferença enorme sim.

Bom, eu sei que é só uma novela, mas acho que seria legal Ivana ir para a psicologa. Na verdade acho que todo mundo deveria ir ao psicologo, sem preconceitos, sem frescura, isso não é coisa de louco, é apenas uma espécie de ajuda quando vc não consegue mais andar sozinho na estrada da vida, mas quando vc pega o tranco de novo ai o relacionamento vai andando para o fim.
Eu tinha preconceito, achava que era coisa para loucos, mas vai por mim, não é coisa de louco, muito pelo contrario, é a melhor opção na vida para nos ajudar quando caímos pela vigésima vez e temos dificuldade de levantar.

A Ivana tbm falou sobre não gostar que toquem ela.
Eu só não passei por essa fase como as vezes ainda tenho recaída.
Me lembro da época que eu não gostava de abraços e ngm entendia o pq.
Eu me sentia cheio de espinhos pelo corpo todo e o abraço ou qualquer aproximação com outro ser humano eu sentia como se tivesse machucando essas pessoas então sempre queria manter a distância. Tive que fazer exercicio para superar isso, tbm não estou 100%, mas já tenho uma facilidade maior com o ser humano, mas não 100%, nada que passe de um simples abraços, até aquelas pessoas que demoram pra terminar o abraço, simplesmente não curto e não me pergunte, eu não sei explicar.

Mas a vida precisa continuar . Nossa eu me lembro do quanto eu odiava a me olhar no espelho, de tirar fotos, qualquer coisa que eu pudesse me ver, eu odiava aquilo, hoje estou até um pouco melhor em relação a isso, mas como todas as outras situações tbm não estou 100% rs.

Enfim, olha a hora, precisamos dormir que amanhã é dia de trabalho e conversaremos mais, ok?

Boa noite,.



Nenhum comentário:

Postar um comentário