quinta-feira, 27 de julho de 2017

Tereza na novela...


É óbvio que eu viria postar depois de um capitulo como esse de hoje da novela A força do querer, queria já estar dormindo pq amanhã levanto cedo, mas como não postar?

Como vocês viram na novela, hoje, estreou o homem trans Tereza Brant, que recentemente mudou seu nome para Tarso Brant devido a transição fmt (mulher para homem).
Ele contou a sua história em uma versão resumida para a Ivana, que voltou a sorrir, pois teoricamente encontrou as respostas que ela tanto procurava e em frente ao espelho disse a si mesma "Eu entendi", deixando no ar um "Agora sim eu consegui entender..."

Não sei como vai ser no restante da novela, até pq não fui eu quem escreveu, sempre falo isso para a minha mãe quando ela pergunta o que vai acontecer com o fulano, mas se descobrir trans, na minha opinião pessoal, é apenas o primeiro passo de um novo e longo caminho, tem gente que tem todo o apoio da família, o que torna as coisas muito mais fácies e tem aqueles que infelizmente não podem contar com a ajuda da família, enfim, enrolo tanto, mas o que eu estou querendo dizer, é que a Ivana (sim, eu falo como se ela fosse real pq ela representa muita gente que passou pelas mesmas coisas até chegar onde chegou) ainda vai ter muitos buracos no caminho, ela agora acertou a direção, mas isso não significa que vai ser uma bela de uma viagem, haverão momentos que dará para apreciar a paisagem, mas terão momentos que a vontade será de fechar a cortina e nunca mais olhar paisagem alguma e também aqueles momentos de chuva, trovão, raios e ventos fortes que vc simplesmente não sabe se sua casa vai aguentar um grande temporal.

De qualquer maneira, vamos esperar para ver como será nos próximos capítulos.
Tem muita gente, mas muita gente mesmo, falando mal de T.Brant, inclusive, vi a pouco na minha linha de tempo uma determinada pessoa dizendo que a "fama" de T. Brant só vai cagar mais ainda na imagem de um homem transexual na visão das pessoas. Bom, eu não concordo com isso, é todo mundo igual, o fato de que antes T.Brant dizia que não era trans ou que disse que não veio pra simplificar, veio pra confundir, não muda o que você é, o que eu sou.
Por cada um é cada um, ninguém é igual a ninguém, muito menos transexuais.
Cada um é de um jeito.
Você quem faz a sua imagem, você quem cria o seu caráter.
Você que toma suas decisões, você que vive a sua vida, tudo o que você faz no seu dia a dia é o que torna quem você é.
Se T.Brant falasse que é homem transexual, mas quer ser chamado no feminino por exemplo, isso não significa que todo transexual é assim.
Assim como nenhuma mulher é igual a outra.
Assim como nenhum homem é idêntico ao outro.
É simples: Ninguém é igual a ninguém.
Não julguem uma pessoa baseando em outra pessoa, sério.

Com a internet que temos hoje em dia, só não tem informação quem não quer.
Porque se você pesquisa sobre homem transexual, vai aparecer uma porrada de coisas para você ler, se informar, se atualizar.
Feio não é aquela pessoa que não sabe o que é ser transexual, é vc não ser informado e nem tentar se informar, é aceitar a ignorância que tem dentro de você, simples assim.
E para quem me conhece, sabe que pode me perguntar o que quiser, que se eu souber responder, eu vou responder sim, vou ensinar quem esta disposto a aprender.

Por exemplo, uma pessoa que gosto muito, vamos chama-la de pessoa Y.
Após a primeira cena de T.Brant na novela, no intervalo, Y olhou para mim e disse:
- Você não acha que esse trans tem uns jeito muito de mocinha, não?
Bom, admito que essa pergunta me pegou de surpresa, pois foi a primeira vez que eu ouvi e então tentei encontrar as palavras para a resposta certa, mas quero deixar bem claro aqui que a resposta que EU dei para ela é a resposta q EU acredito ser, pode ser que tenham outras respostas, um motivo real, sei lá. Mas eu disse o que eu acho.
Bom, eu disse para ela, a mesma coisa que eu falo para aqueles que zoam da minha cara.
Vou me usar de exemplo para ficar mais fácil, ok?

Eu hoje tenho 31 anos, embora ninguém acredite e tem dias que nem eu quero acreditar rs.
Mas eu tenho 31 anos e vivi 30 anos como mulher, querendo ou não, eu tinha que fazer por onde, porque eu tinha muito medo, mas muito medo mesmo, das consequências das minhas ações, essa é a verdade.
E a verdade é que eu tinha e ainda tenho alguns comportamentos femininos, mas eu vivi 30 anos como mulher, dentro de um personagem que não era eu, 30 anos representando a mesma personagem todos os dias em todos os lugares e agora que aos poucos eu estou conquistando a vida que eu quero pra mim, não significa que todos os comportamentos vão sumir, que vou "virar" homem da noite para o dia.
Não gente, não, as coisas simplesmente não funcionam assim.
Por exemplo, pensa em uma pessoa muito famosa, mas muito mesmo.
Pensou?
Pois então imagine um seriado com essa pessoa.
Imaginou? Ok!
Uma série de 15 temporadas, por exemplo, a série acaba, os atores cada um toma o seu rumo, mas aquele ator em especial, que se destacou na multidão, a imagem dele sendo aquele personagem sempre vai estar na cabeça das pessoas, não importe o quanto o ator mude, sempre que vc olhar pra ele, vc lembrará daquilo que viu naquela vez.
Imagens não saem tão fácil da mente, ainda mais quando são imagens sobre algo que o mundo não esta preparado e interessado em ajudar o homem transexual.
Não importa o que o ator faça, não importa qual novo personagem ele esta atuando agora, sempre haverá uns traços nele que vai te lembrar daquele personagem.
É isto que acontece com a gente, não importa o que a gente faça, quando e como, sempre haverá algo em nós que lembrará outras pessoas de quem fomos um dia. É a natural.

Então apenas digo: Parem de julgar T.Brant e vá viver sua vida do jeito que vc bem quer.
Simples assim.

Depois da explicação, Y não disse mais nada, eu também não disse.
Mas me lembrei de um colega de trampo meu, que sempre me zoa falando que eu "quis virar homem" e não me comporto como um.
Acho isso um tanto ridículo, principalmente quando vem de um homem cis (homem que tem corpo de homem e sabe que é homem) pq para ser sincero, ninguém sabe sobre as lutas sangrenta que tivemos e as feridas de guerra que temos espalhado pelos corpos.


Não importa se T.Brant sabe ser ator ou não, não importa se ele vai levantar a audiência da globo ou não ou até mesmo não importa quantas pessoas estão odiando-o, o que interessa aqui é que estão falando sobre transexualidade em rede nacional, estão tentando explicar de uma maneira ou de outra o que é ser transexual e a dor e alegria que a gente trás no coração.
Acho que tem muita gente ainda que precisa de muitas informações, mas é como eu disse antes, estou sempre pronto para receber perguntas, não tenho a fama de trans como o Gael e o Brant tem, mas estou sempre disposto a responder perguntas seja por aqui ou pelo whatssap.
Parem com esse mimimi todo e assistam a novela, eles estão explicando muito bem, inclusive, a diferença de transexual x travesti.

Gente, se informem, sério.
Pq viver como transexual em um mundo que acha que transexualidade tem cura é horrível.
É muito chato, muito difícil, é complicado e simplesmente não da para fazer isso sozinho, claro que algumas pessoas como eu, não tem muitas escolhas né e ai acaba seguindo sozinho, segurando onde da pra segurar pra tentar se manter em pé.

Eu por exemplo segui por muitos anos sozinho.
Num corredor escuro com um som sinistro.
Mas continuei andando.
Não é só pq me assumi de vez que as coisas ficaram mais fáceis para mim.
Me ajudaram a conquistar partes dos meus sonhos, claro, não posso reclamar não pq eu tenho ido mais longe do que eu imaginava ir um dia, mas ainda tenho muitos caminhos para seguir e chegar onde eu quero chegar.

Recebi hoje um link de uma amiga minha, Tayná, sobre a inclusão do nome social no CPF.
De uma outra pessoa, também recebi hoje, um link onde fala sobre do que é preciso para trocar de nome nos documentos.
Uma terceira pessoa me perguntou porque eu ainda não troquei a documentação.
Sem falar nas diversas vezes que esse assunto rolou na minha tela do whats somente esse mês.
Esta ai um belo exemplo de coisas que ainda tenho que conquistar.
Agora é mais fácil de se conseguir, mas não é um caminho que eu possa traçar agora.
Eu tenho meus motivos pessoas e isso não quer dizer que eu não tenha a certeza de que sou homem, saber que sou homem transexual é a unica certeza que eu tenho na minha vida, então nem pensem que eu estou confuso pq eu não estou, ok?

É como todos vocês já sabem! Minha avó...
Depois que ela fez os exames dela e o resultado nos avisou que o coração dela esta 100% me deu mais certeza ainda de que eu não estou fazendo por ela e sim pela minha mãe.
É muito complicado, porque minha mãe não sai de casa, não vê outras pessoas, não interage com o mundo lá fora, fica presa aqui em casa, tendo um dia exatamente igual ao outro, tendo que aturar as chatices da minha avó o dia inteiro e a babaquice sem limites do meu pai e só tem ela pra cuidar da nossa cachorrinha, pq a besta humana do meu pai, que jurou ajudar, não esta mais nem ai, mas o fato é que ela só ficando aqui dentro cada dia que passa ela esta com paciência muito abaixo do zero, tem dias que acho que ela vai pirar, pq sendo muito, mas muito sincero mesmo, não é nada fácil ficar aqui em casa o dia todo, todos os dias, essa é a verdade, inclusive, sempre que da, eu tento fugir de ficar aqui um dia inteiro.
Meu pai se acha o rei do mundo, tudo tem que ser do jeito dele e a hora que ele quer, SE ele quiser e eu tenho tolerância zero para esse tipo de pessoa, a minha avó então, nem se fala das teimosias dela, das ignorâncias dela e desse fanatismo por religião que ngm merece.
E tem a nossa cachorrinha que não tem nem um ano então fica passeando pela casa tentando aprontar o máximo que puder.
Todos os problemas e situações são jogadas nas costas dela.
Tudo o que da de errado ela é a responsável.
Vamos ser sinceros de que nem a mulher que mais tem paciência no mundo inteiro sobreviveria aqui por muito tempo.

O que eu estou querendo dizer é que simplesmente não posso trocar de nome agora, pq as minhas correspondências chegariam no meu nome social e uma hora ou outra minha avó descobriria e em vez de ela vir tirar satisfação comigo, vir punir a mim ou encher a porra do meu saco, ela mira na minha mãe e eu não acho justo.

Sei lá.
Quando chego depois de um dia inteiro de trabalho, tem janta pronta, tem casa limpa, tem roupas passadas e guardadas na gaveta, tem todas essas maravilhas que uma mãe nunca deixa de faltar em um lar. Então me diz, como é que eu poderia tornar a vida dela um inferno se eu posso poupa-la, sendo que eu consigo aguentar bem as porradas que a vida da?

O mesmo motivo em relação a terapia de hormônios.
Eu sei que um dia vou fazer, que não vai ser nem agora e nem amanhã, mas que um dia eu farei. Mas é mais do que necessário sempre saber a hora de começar, pq querendo ou não vai causar um impacto na família e sempre haverá a minha avó buzinando na orelha da minha mãe. É como aquele ditado... Como que era mesmo? A corda estoura par ao lado mais fraco? Algo assim.

Ainda tenho pra conquistar a cirurgia dos peitos para retira-los 100%
Falta grana, falta coragem pra viajar, coragem pra passar por uma cirurgia, uma porrada de coisas que envolve tudo isso.

Não estar atrás de nenhuma dessas coisas não significa que eu tenha desistido, mas sim, que estou aprendendo aos poucos, a saber esperar pela hora certa de cada coisa, fato!
Mas pelo menos agora eu sei disfarçar melhor, quando estou querendo morrer, quando meus olhos estão cheios de lágrima,s mas elas não querem sair, quando estou magoado ou chateado, eu sei disfarçar e isso tem ajudado muito, pq se eu tivesse que me explicar cada vez que quero sentar e chorar nas 300x ao dia, seria um livro enorme.

Bom, vamos terminar essa conversa amanhã, ok?
Pq eu estou morrendo de sono (23:50) e tenho que acordar cedo amanhã.

Boa noite galera.

Um dia venceremos.

PD.








Nenhum comentário:

Postar um comentário