quarta-feira, 7 de junho de 2017

A psicologia em "A força do querer"


Boa tarde amiguinhxs,

Quem assistiu a novela ontem, viu mais uma sessão da terapia da Ivana com a profissional.
Eu super me identifiquei com aquela cena.
Bom, com uma pequena diferença.
Quando eu fui para a terapia eu já sabia minha identidade sexual, eu apenas não sabia como lidar com ela, eu tbm já praticado várias automutilação e pensamentos suicidas já haviam me invadido e a Ivana não passou por isso, bom, pelo menos não por enquanto. Ah! Teve o episódio que ela bateu em seus seios, eu havia esquecido, isso tbm é considerado uma automutilação sim.

Enfim, eu estava bem perdida quanto ela.
Eu disse a minha terapeuta que parecia que a barulheira na minha mente não ia acabar nunca enquanto eu não tivesse respostas das minhas perguntas ou pelo menos a pergunta principal "Pq eu?"
Em todas as sessões eu falava pra ela que eu precisava das minhas respostas só assim eu teria um pouco de paz e sossego e ela repetidas vezes dizia que as respostas estão comigo.
Eu pensava: Porra!! Se as respostas tivessem mesmo comigo, eu não estaria aqui perdendo o meu tempo acreditando que essa terapeuta pode me ajudar, mas pq caralho é tão difícil de entenderem o que eu estou dizendo? Eu falo grego?"

Eu lembro da minha terapeuta dizendo que ela não tem um botão que ela aperta e eu recebo todas as minhas respostas ou que ela aperta e eu fico bem. Eu me lembro disso todos os dias, me lembro de pedir a ela pelo santo amor de Deus me ajudar, pq eu estava perdido, eu estava inseguro, eu estava com medo e eu estava assustado.

E ela sempre dizendo que isso é uma luta enorme que não é simples como parece.
E eu havia dito que já estava lutando a vida inteirinha.
E ela me disse o que a psicologa disse para a Ivana, que eu estava lutando sozinho o tempo todo e que naquela época eu teria a ajuda de um profissional.

Eu a odiava no começo, com todas as minhas forças, mas eu tinha um combinado com a empresa onde eu trabalho e eu precisava completar as 12 sessões. Hoje, se eu pudesse voltar no tempo, com certeza eu teria aproveitado bem mais cada sessão, pois muitas coisas agora eu posso ver com mais clareza e talvez daqui alguns anos eu veja com mais clareza o que eu não consigo ver agora.

Estar assistindo essa novela é como estar assistindo minha vida pelo lado de fora.
No meu caso, não foi minha prima que insistiu tanto, foi uma amiga, que infelizmente, hoje não faz mais parte da minha vida. Tive um Cláudio também, que eu ACHAVA que gostava dele ou que eu tentava gostar dele para tentar facilitar as coisas para mim, é difícil, mas esta sendo muito bom poder assistir minha vida de outro angulo.

Me perguntaram qual o conselho que eu daria para a Ivana se fosse possível.
Eu diria que enquanto nós não enfrentarmos tudo o que precisamos, enquanto nós não conquistarmos tudo o que queremos, nunca seremos livres, completos ou felizes.
Como no caso dela, a mãe dela aceitar ela do jeito que ela é, ela ter liberdade para se vestir, comprar suas roupas, se portar do jeito que bem se sentir melhor. Quem sabe retirar os seios, tomar hormônios ou mudar o nome na documentação.

Eu diria que a barulheira na mente dela nunca vai parar até que ela se realize.
Eu ainda anseio pela mesma paz, pelo mesmo sossego e liberdade.
Todos os dias, todas as noites da minha vida.
Nunca vai parar até que vc chegue lá.
Nunca vai parar até que alcance aquilo que te deixa bem.

E eu tenho esperanças de verdade que um dia eu possa falar com a minha avó, contar a ela que sou homem transexual, não preciso da aceitação dela, mas do respeito ou pelo menos que ela não fique infernizando a minha mãe. E quando finalmente este dia chegar, irei atras da troca de nome nos documentos, irei atras da terapia de hormônios e atrás da cirurgia.

E eu finalmente serei quem eu realmente sou.
E eu finalmente irei ter paz. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário